O portalmiguelalves.com através do Colunista Social Nilo Araújo traz nesta matéria uma homenagem especial àquelas que se destacaran e que se destacam nos mais diversos setores de trabalho, conquistando o seu espaço na sociedade, bem como no empreendedorismo do nosso pais, estado e município.As homenageadas acumularam e vem acumulando múltiplas funções: Empresárias, jornalistas,publicitárias,professoras,artistas plásticas, cantoras,escritoras,donas de casa, poetisas,políticas,e etc.
Aqui nesta matéria procurei fazer algo bem diferente, uma forma que pudesse mostrar mulheres de destaque, e que tanto contribuíram e vem contribuindo, afinal de contas todas as mulheres são especiais, mas tem sempre aquelas que se destacam mais.
No passado elas eram obrigadas a casar com quem os seus pais escolhessem , elas não tinham o direito de optar pelo amor, não podiam usar calça, shorts, também não podiam votar, mais esta historia mudou há muito tempo. Elas lutaram pela igualdade entre os sexos , saíram para trabalhar fora de casa e mostram que podiam sim, serem independentes, e que ser MULHER não quer dizer só cuidar da casa,,,do marido e dos filhos. Mostraram força e atitude, e engraçado como tudo tem sentido, até um dia desses somente os homens se destacavam! Elas mudaram a historia estão passando por um momento super importante na historia do Brasil,bem como em suas cidades em estados, em cada região do nosso país.
No dia 24 de fevereiro de 2013 completaram 81 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.
As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.
Hoje muitas mulheres ocupam cargos importantes, e veja a baixo algumas fotos com nomes de muitas mulheres que fizeram e que fazem a historia do nosso Brasil, bem como fizeram e vem fazendo histórias em seus municípios, seja na política, no ramo empresarial,na educação, saúde,na música, na magistratura, esporte,na economia entre outras.
Parabéns a todas as mulheres do mundo pelo seu dia que será comemorado amanhã, 08 de março,Dia Internacional da Mulher.
Hoje o avanço feminino na política atingiu o ápice com a eleição de Dilma Vana Rousseff,nascida em Belo Horizonte no dia 14 de dezembro de 1947 é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), e a atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro, tornou Dilma a primeira mulher a ser eleita para o posto de chefe de Estado e de governo, em toda a história do Brasil.
Dilma Rousseff -1ª mulher a ocupar o cargo de presidente no Brasil o mais importante do mundo.
Anésia Pinheiro Machado -Pioneira da aviação, primeira mulher no Brasil a realizar um vôo transcontinental, a transportar passageiros e fazer reportagens e acrobacias aéreas.
Anita Garibaldi -Considerada a heroína de dois mundos: Brasil e Itália
Antonieta de Barros -Educadora catarinense e primeira mulher negra a ser eleita e exercer um cargo político no Brasil.
Chiquinha Gonzaga -Compositora pioneira da música popular, e abolicionista
Emiliana Emery Viana -Primeira mulher a obter o direito de voto no Espírito Santo, em 1929.
Léa Campos -Primeira mulher árbitro de futebol do mundo.
Luz del Fuego -Vedete e fundadora do primeiro clube de nudismo no Brasil, na década de 1950.
Maria Bonita -A rainha do cangaço.
Irmã Dulce -Religiosa baiana, uma das mulheres mais cultuadas no Brasil.
Índia maiongom -Rio Uraricuera, norte do Brasil.
Lélia González -Antropóloga, feminista e co-fundadora do Movimento Negro Unificado, nos anos 1970
Maria da Conceição Tavares -Economista e política, uma das mais contundentes críticas brasileiras de esquerda.
Ada Rogato
Quebrou três recordes: foi a primeira, na América do Sul, a conseguir um brevê de vôo, em 1935, a participar de uma prova de pára-quedismo noturno e a pilotar um avião Cessna por todo o continente americano.
Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes (RN) em 1928
O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães –de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do “voto de saias” para todo o país.
Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal em 1933
Em 3 de maio de 1933, a médica paulista Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira mulher a votar e ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembléia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.
No senado, em 1979, foi Eunice Michiles (PDS-AM), a primeira mulher a ocupar um lugar no Senado. A primeira mulher ministra de Estado foi Maria Esther Figueiredo Ferraz (Educação), em 1982. Sem esquecer que tudo começou em 1927 no Rio Grande do Norte. O estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Carlota Pereira de Queiroz foi eleita deputada federal em 1933
Roseana Sarney, que é filiada ao PMDB, entra para o RankBrasil em 2013 por ter sido a Primeira mulher eleita governadora no país pelo voto popular.
Escolhida pelo povo para comandar o Maranhão em 1994, ela está atualmente no seu terceiro mandato no mesmo Estado.
Filha do ex-presidente da República, José Sarney, em 1998 a recordista conquistou pela segunda vez o cargo, tornando-se também a primeira mulher a ser reeleita governadora no Brasil.
Em 2009, com o afastamento do governador Jackson Lago, Roseana assumiu de novo o Governo do Maranhão, por ter sido a candidata mais votada depois dele. Em 2010, foi novamente reeleita para exercer a função por mais quatro anos.
Em sua trajetória política, em 2002, venceu as eleições para o Senado. Antes disto, em 1990, ela foi a deputada federal mais votada do Maranhão. Entre 1985 e 1990, Roseana atuou como assessora parlamentar do Gabinete Civil da Presidência da República.
Neiva Chaves Zelaya, conhecida religiosamente como Tia Neiva, entra para o RankBrasil pelo recorde de primeira mulher do país a ser caminhoneira de profissão.
A recordista nasceu em 30 de outubro de 1925, na cidade de Propriá – SE. Em 1949, aos 24 anos e quatro filhos, ficou viúva e teve que buscar seu sustento. Primeiramente montou um estabelecimento comercial, fazendo retratos e vendendo material fotográfico.
No início dos anos 50, Neiva comprou um caminhão, tirou habilitação profissional – a primeira concedida a uma mulher no Brasil – e começou a transportar cargas por todo o país. Em 1957, ela se fixou em Goiânia – GO e passou a dirigir ônibus, além de ser repórter de um jornal.
No mesmo ano, com a oportunidade da construção de Brasília, mudou-se com a família para o Núcleo Bandeirante, o ponto inicial das obras da nova cidade, trabalhando mais uma vez com caminhões. A recordista morreu em 15 de novembro de 1985, em Brasília, aos 60 anos.
Conhecida como Tia Neiva, recordista tirou habilitação para dirigir caminhões no início dos anos 50 e trabalhou na construção de Brasília.
Arlete Vitória Ziolkowski, é a primeira mulher piloto da América Latina, a operar uma aeronave Boieng 737-200 . Foi brevetada em Jundiaí, sempre destacou-se profissionalmente na década de 80 e 90, recebendo inclusive homenagem da Câmara de Deputados Federal em 1987.
Carmen Portinho
É a terceira engenheira civil do país, formada, em 1926, pela Escola Politécnica. Ela foi a primeira a pensar em conjuntos de habitação popular.
Artista Plástica Abigail Andrade – nasceu no ano de 1864 na cidade de Vassouras. Foi pintora e desenhista. Ganhou a medalha de ouro por expor obras no Salão Imperial. Realizou uma amostra na Exposição Geral de Belas em 1884. Nessa época, as mulheres eram estimuladas a procurar Artes a pintura e o desenho apenas como amadoras e por puro passatempo, mas ela o fez como sua profissão.
Seus trabalhos não contam mais que cinquenta quadros, muitas delas estão perdidas, em casas de proprietários ou colecionadores. Nessa Exposição, a última, a melhor que realizou ficando assim muito conhecida no Segundo Reinado, ela participa na seção de pintura, apresentando quatorze trabalhos: quatro óleos representando cenas do cotidiano, dois retratos, três cópias e cinco estudos de desenho.
Apesar de estrear, foi premiada com a “Primeira Medalha de Ouro”, láurea que dividiu com Thomas Georg Driendl, Giovanni Battista Castagneto e Georg Grimm. Pelo renome de seus companheiros de premiação, jamais poderia ter exposto trabalhos medíocres. Dois óleos, dentre o total da obra apresentada destacavam-se e foram eles que geraram o cobiçado prêmio: Cesto de compras e Um canto do meu ateliê.
Adalgisa Rodrigues Cavalcanti – Primeira Deputada Estadual de Pernambuco.
Lúcia Vânia foi a primeira mulher deputada federal por Goiás e também a primeira secretária de Assistência Social no governo Fernando Henrique Cardoso, cargo em que implantou a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Marta Suplicy-Senadora. Em 2010, foi eleita senadora com 8.314.027 votos, sendo a primeira mulher eleita para o cargo em São Paulo. No Senado Federal torna-se também a primeira mulher a ocupar a cadeira de vice-presidência da Casa.
ADELINA A CHARUTEIRA
Nasceu na Ilha do Amor, nos meados do século XIX.
Do espírito batalhador, da História linda que comove.
Tão Valorosa e verdadeira, foi maravilhosa de coração.
Salve Adelina, a charuteira, de São Luís do Maranhão.
Ela Foi uma filha bastarda, de um Proprietário Senhor.
Uma Moça pura felizarda, tinha o espírito trabalhador.
Ele empobreceu de besteira, passou à filha a provação.
Salve Adelina, a charuteira, de São Luís do Maranhão.
Charutos na Rua ela vendia, que o seu pai fabricava.
Cumpria a tarefa e aprendia, o que na vida se passava.
Ela tinha a alma Justiceira, e abominava a Escravidão.
Salve Adelina, a charuteira, de São Luís do Maranhão.
Cantora Ademilde Fonseca, a ‘Rainha do Chorinho’, durante apresentação no ‘Programa do Jô’, em junho de 2011(in memoriam).
Maria do Céu Fernandes, a primeira deputada.Pioneira na luta pela emancipação da mulher, primeira deputada eleita no Rio Grande do Norte, Maria do Céu Pereira Fernandes nasceu em Currais Novos, em 1910.
Carlota Pereira de Queiroz foi a primeira deputada federal no Brasil, de formação médica e pedagoga. eleita pelo estado de São Paulo em 1934, fez a voz feminina ser ouvida no Congresso Nacional. Seu mandato foi em defesa da mulher e das crianças, trabalhava por melhorias educacionais que contemplassem melhoria no tratamento das mulheres. Além disso, publicou uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira.
Deputada Federal(PSB) Lídice da Mata – Primeira senadora eleita pela Bahia. Primeira mulher eleita presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A primeira mulher a ser prefeita de Salvador, assim como a primeira mulher presidente do Partido Socialista Brasileiro no Estado.
Niède Guidon arqueóloga brasileira descendente de franceses.Formada em História Natural pela USP, trabalhou no Museu Paulista, quando tomou conhecimento do sítio arqueológico de São Raimundo Nonato no Piauí, no ano de 1963.Especializou-se em arqueologia pré-histórica, pela Sorbonne, e especialização pela Universidade de Paris I.
Desde 1973 integra a Missão Arqueológica Franco-Brasileira, concentrando no Piauí seus trabalhos, que culminaram na criação, ali, do Parque Nacional Serra da Capivara.
Sarah Menezes: judoca piauiense conquistou ouro inédito para as mulheres do judô brasileiro nas Olimpíadas de Londres 2012.
aplicou um yuko e um wazari na romena Alina Dumitru e se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro na modalidade. Ela começou no esporte aos nove anos de idade e depois de muitas lutas foi coroada a rainha do tatame em Londres.
Delegada Vilma Alves, titular da Delegacia da Mulher de Teresina-Piauí.Sempre foi figura conhecida no estado do Piauí. Mulher negra e a primeira nesta condição a ocupar um cargo de polícia no Estado. Antes dela, nem homens negros existiam na instituição. Já foi vereadora de Teresina e também tem experiência como professora.Primeira delegada mulher no estado, a primeira mulher negra a ser admitida no quadro.
Prefeita Regina Coeli (PSB) eleita a primeira mulher do município de Pio IX.Foi secretária de saúde do seu município por oito anos.
Vicência Alves Cavalcante – Primeira mulher prefeita do município de Campo Maior – Piauí.Professora, nasceu em Batalha[PI] a 01/02/1897 e faleceu em Teresina. Filha de Raimundo Francisco Alves e de Raimunda de Menezes Alves. Exerceu o cargo de Prefeita de Campo Maior de 27/12/1934 à 30/10/1935 (há evidências de que foi até 08/11/1935). Em declaração fornecida pelo Prefeito João de Deus Torres em 07/10/1966, o período é de 29/12/1934 a 29/06/1935. Este documento está incorreto, uma vez que a Vicência assinou várias portarias após esta data de acordo com o documento que estava em poder do falecido jornalista e escritor Reginaldo Gonçalves. Ela foi nomeada pelo governador da época e sua posse ocorreu em 27/12/1934, presidida pelo Bispo Dom Severino Vieira de Melo, de Teresina. Foi tida como boa e austera administradora. Por despacho do Ministério Público, a partir de 31 de julho de 1956, teve seu nome retificado para Vicência Alves Cavalcante. O seu título de Professora Normalista e Diploma foi expedido pela Escola Normal de Teresina em 10/01/1918, atividade (Professora) que exerceu em sua terra natal por nomeação do Governo do Estado do Piauí em despacho de 10/03/1919.
Na foto, no fundo do quadro da prefeita Vicência, vemos, em 1915, a fachada da Casa Alves, o estabelecimento comercial do coronel Chico Alves, maior exportado de cera de carnaúba da região e um dos maiores comerciantes do Estado do Piauí daquela época.
Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, mais conhecida como Hebe Camargo ou simplesmente Hebe (Taubaté).Foi uma apresentadora de televisão, atriz, humorista e cantora brasileira, tida como a “rainha da televisão brasileira”. Ravagnani é seu sobrenome de casada. Morreu no dia 29 de setembro de 2012 por uma parada cardíaca em São Paulo.
Médica Salete Rêgo, entra para a história da política como a primeira mulher eleita a prefeita no município de Miguel Alves,sua terra natal.
Maria Salete Medeiros Pereira da Silva, natural do município de Miguel Alves, filha do casal: Farmacêutico Almir Medeiros Melo(in memoriam) e Professora Maria do Socorro Rêgo Medeiros de Melo(in memoriam). Formada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Dra Salete Rêgo fez parte da primeira turma de Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Piauí.Por mais de oito anos foi Secretária Municipal de Saúde em seu município,e entra para a história da política como sendo a primeira mulher eleita a prefeita(PSD).
Sua infância e boa parte da sua adolescência viveu em sua cidade natal, Miguel Alves tendo cursando Primário no tradicional Grupo Escolar Mariano Mendes.Estudou também na Unidade Escolar Pio XII onde seu pai Almir Medeiros de Melo foi um dos professores fundadores que pertence a Rede Estadual de Ensino.A Cardiologista Salete Rêgo é casada com Dr Raimundo Nonato Pereira da Silva formado pela Universidade Federal do Piauí em Engenharia Agronômica com Mestrado pela Universidade Federal do Ceará(UFCE) e Doutorado pela Universidade Federal do Piauí(UFPI).Foi Vice-Prefeito, prefeito de Miguel Alves por dois mandatos consecutivos.Juntos tiveram três filhos: Psicóloga Marina Medeiros(Atual Secretária Municipal de Saúde),médica Gabriela Medeiros e o estudante de Direito Samuel Medeiros.
A prefeita de Miguel Alves, médica Salete Rêgo ganhou reconhecimento, notoriedade em sua terra e Capital e região graças aos seus excelentes trabalhos desenvolvidos em prol do seu município durante os seus oito anos como Primeira-Dama e Secretária de Saúde sempre apoiando, ajudando os mais necessitados.Chegou a ocupar a pasta na Secretaria Municipal de Assistência Social de Miguel Alves no último ano de mandato do ex-prefeito Francisco das Chagas Araújo(Chico Noca).Também foi por mais de 12 anos Secretária Municipal de Saúde do município de Miguel Alves que foi nesta função que a fez ainda mais popular, querida e admirada por todo o município.
Há anos vem participando da equipe de médicos cardiologistas especializados do Hospital São Marcos, ITACOR, bem como já atuou com Professora Voluntária da Universidade Federal do Piauí-UFPI junto ao Hospital Infantil Lucídio Portela.Já teve o mérito de receber o título de Especialização em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Já participou de inúmeros congressos da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo sendo este, um dos maiores Congressos de Cardiologia da América Latina.
Maria do Livramento Gomes da Silva, primeira mulher a conseguir entrar na política do município de Miguel Alves. filha do casal: Pedro Gomes da Silva e Corina Lopes da Silva. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, professora aposentada tendo exercido o magistério na Unidade Escolar Mariano Mendes do início até sua aposentadoria.Professora Maria do Livramento é Proprietária e Diretora de Ensino da Escolinha Menino Jesus no município de Miguel Alves.
Ganhou destaque tendo contribuindo não só na área da educação, bem como na política, tendo sido Vereadora e Vice-Prefeita do município de Miguel Alves entrando para a história das conquistas, lutas e vitórias da mulher miguelalvense como a primeira mulher a ocupar um cargo eletivo.
Cleiciane Gomes Santos,eleita vereadora nas eleições de 2012, e posteriormente passou a ser a primeira mulher a ser eleita Presidenta da Câmara de Vereadores para o biênio:2012/2013, natural do município de União, filha do casal: Rafael Gomes Filho e Maria do Carmo dos Santos. Casada com o ex-vereador e ex-Presidente da Câmara de Miguel Alves, Edmilson Sousa Moreira que juntos tem dois filhos: Edmilson Júnior e Luís Eduardo.
A vereadora e atual Presidente da Câmara de Miguel Alves, Cleiciane Gomes Santos, cursa Direito, é funcionária pública concursada. Já exerceu o cargo de Escrevente no Fórum da Comarca de Miguel Alves,e também exerceu a função de Tesoureira da Câmara Municipal de Miguel Alves.
Top internacional. piauiense, Laís Ribeiro que é natural do município de Miguel Alves com apenas 22 anos e um filhinho de quatro anos, é uma das Angels da grife Victoria’s Secrets, tem no seu currículo desfiles de Calvin Klein e Marc Jacobs e e foi a recordista de desfiles do São Paulo Fashion de Verão do ano de 2011.
A piauiense Lais Ribeiro, integra atualmente o time das 25 modelos mais sexys do mundo de acordo com o ranking elaborado pelo site Models.com.
Professora Maria do Carmo Rêgo(in memoriam),concluiu curso pedagógico no ano de 1943(Colégio Sagrado Coração de Jesus em Teresina).E no ano de 1964 realizou curso superior(Supervisão Escolar) na cidade de Colatina em Espírito Santo.Foi aluna da primeira turma de 4º ano(primário) do antigo Grupo Escolar Mariano Mendes como era chamado na época.Os alunos da sua turma desta época foram:Antonio Furtado Régis,Antero Cardoso Filho,Aníbal de Freitas Santos,Almir Bastos,Décio Bastos,Benedito Lopes Filho,Galileu Borges Oliveira,Maria Borges Oliveira,Dulce Castro Lima,Maria de Jesus Castro Lima e Onesita Brito.No ano de 1964 a Professora Maria do Carmo Rego substitui a Diretora Odir Esteves Torres( que foi sua ex-aluna).Maria do Carmo Rêgo chegou a ser Professora, Diretora e também Supervisora do Grupo Escolar Mariano Mendes(1965).Professora Maria do Carmo ganhou grande reconhecimento,notoriedade pelo trabalho desenvolvido em prol da educação de sua terra natal.Em virtude de tudo isto,ganhou o cognome de “A Mãe da Educação”.Pois ela sempre lutou sem medir esforços em favor da formação moral e intelectual das crianças e jovens.
Profa. Dra. Aldeídia Pereira de Oliveira. Primeira miguelalvense a torna-se Profa Doutora,Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1998) com Mestrado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2008).Filha do casal de comerciantes do município de Miguel Alves, Nazim e Maria José.
Profa.Dra.Aldeídia Oliveira na foto aparece ao lado do seu pai,comerciante Nazim(Miguel Alves).
Empresária Crislande Gomes, natural do município de Miguel Alves, filha do casal: Raimundo Gomes de Sousa e Maria das Neves Silva Sousa. Formada em Administração de Empresas, Decoração e Língua Estrangeira(Inglês e Espanhol).Já exerceu os cargos de Assessora Parlamentar na Secretaria de Habilitação do Estado de São Paulo.Já participou de diversos cursos,treinamentos e congressos no âmbito nacional e internacional.
È proprietária das empresas: KHRYS-LAB Comércio e Distribuição Ltda, KHRYS-TEC, empresa especializada em garantir a manutenção dos equipamentos comercializados,bem como o reparo em caso de eventuais problemas técnicos, a fim de permitir a normalidade da rotina dos clientes no mais curto prazo, e também administra a loja MODE BLANC, a elegância do branco, que funciona no Riverside Shopping na praça do Mediterrâneo oferecendo tudo o que há de mais atual nas tendências do branco para quem precisa e também para quem gosta de usar branco.
Empresária Bárbara Fernanda Santos Barbosa. Natural da cidade de Aracati-Ceará. Filha do casal:Antonio Murilo Barbosa e Maria Zildene dos Santos Barbosa. Ainda na adolescência, aos 13 anos conseguiu o seu primeiro trabalho como Atendente na Sociedade de Apoio à Mulher de Aracati- SAMA. Concluiu o antigo ginásio,atualmente Ensino Fundamental na Escola Antonio Régis Pimentel na cidade natal, ingressando no antigo 2º Grau no tradicional colégio Barão de Aracati, onde concluiu o atual Ensino Médio.
Casada com o Engenheiro Agrônomo e Empresário Maxdônio Diniz Agra com quem juntos tiveram os filhos: Maxdônio Filho, nascido em 1996, Matheus, nascido em 1998 e Mayanna, nascida em 2003.
No ano de 2004 dá inicio as suas atividades comerciais como sacoleira, função da qual sempre teve orgulho em exercê-la. Posteriormente, inaugurou a empresa Bárbara Baby, voltada para o público infantil. No ano seguinte, 2005 expandiu suas atividades empresariais adquirindo a franquia da Casa Lotérica junto à Caixa Econômica Federal e em 2009 adquiriu parte societária do Auto Posto Redentor, na cidade de Miguel Alves. E já há pouco tempo também a expandir seus empreendimentos no ramo de hotelaria,inagurando o Hotel Redentor, também no município de Miguel Alves, sendo hoje considerado referência em toda região norte do estado do Piauí e Maranhão.A empresária Bárbara Fernanda teve a honra há pouco tempo de ser homenageada com o Título Honorário de Cidadã Miguelalvense pelo reconhecimento de sua contribuição no crescimento econômico do município de Miguel Alves e na geração de empregos a muitos pais de famílias e jovens.