Atividade física na promoção da qualidade de vida

    0
    7

    A qualidade de vida é um tema bastante discutido na atualidade e esta discussão envolve vários segmentos da sociedade que tem se mostrado bastante atenta a esta temática. Para alguns estudiosos, o conceito de qualidade de vida está ligado ao desenvolvimento humano, pois está relacionada às questões que vão desde aspectos pessoais a sócio-cultural e econômico, ou seja, estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, lazer, relações familiares, disposição, prazer e até espiritualidade.

    No entanto, o que se observa é que estes aspectos ficam cada dia mais comprometido, devido à correria imposta pela vida moderna e ao comodismo que já faz parte do cotidiano das pessoas, levando-as a adotarem um estilo de vida sedentário. Para mostrar o quanto um estilo de vida sedentário constitui um risco às pessoas, um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que é grande o número de pessoas (cerca de dois milhões) que morrem anualmente no mundo inteiro, tendo como causa a inatividade física. (BURTI, 2005).

    Nos últimos tempos a tecnologia tem contribuído para a facilitação e comodidade do trabalho diário, e com isso houve redução nos níveis de atividade física. Sendo assim, pode-se dizer que várias horas na mesma posição e excesso de movimentos repetitivos têm como consequência tensões, dores e enrijecimento muscular, além de muitos outros problemas de saúde ocasionados pelo alto consumo de alimentos industrializados, ricos em sal, gorduras, açucares e conservantes.

    Isso se tornou um problema social no mundo inteiro, culminando com milhares de mortes atribuídas à inatividade física. Por outro lado, estudiosos confirmam a cada dia que a atividade física, aliada a uma alimentação saudável é de fundamental importância para a saúde e qualidade de vida do ser humano.

    É importante ressaltar que 30 minutos por dia de atividade física regular, reduzem o risco de mortes por doenças relacionadas ao sedentarismo, uma vez que melhora a circulação sanguínea, diminui o nível elevado do colesterol ruim (LDL), melhora o desempenho do coração, estabiliza a pressão arterial, contribui para o emagrecimento, reduz o estresse e deixa o indivíduo mais motivado e disposto para o enfrentamento das suas atividades laborais diárias.

    Portanto, a atividade física é fundamental na promoção da saúde das pessoas, para tanto, basta que sejam tomadas determinadas medidas, como a higiene física, mental e a higiene social para se ter uma boa saúde.

    No entanto, o acesso à atividade física ainda é restrito, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a rotina diária das pessoas é marcada pela correria e pelo comodismo da vida moderna, tornando-as cada vez mais sedentárias.

    ASSIS DUTRA,graduado em Ed. Física com especialização em fisiologia do exercício e grupos especiais.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here