Novidade
Você está aqui: Capa » Curiosidades Sobre Miguel Alves » Um passeio pela história de Miguel Alves. Embarque nesta linda viagem cheia de emoções, recordações e muitas saudades!

Um passeio pela história de Miguel Alves. Embarque nesta linda viagem cheia de emoções, recordações e muitas saudades!

Aqui neste blog, “Curiosidades sobre Miguel Alves” através de pesquisas, entrevistas e visitas relatando histórias que muitas famílias miguelalvenses contam sobre fatos históricos importantes da nossa cidade estaremos sempre de forma criativa e ousada sem fugir da realidade destacando inúmeros acontecimentos estabelecendo assim, possibilidades de uma viagem ao passado de Miguel Alves, ora recente, ora distante.

Origem do município. Como tudo começou?

Sabe-se pelos primeiros habitantes da cidade de Miguel Alves que a mesma chegou a ser chamada de Porto da Lenha, isto porque a navegação feita no rio Parnaíba que passava pela cidade tinha lugares para ancorarem vapores e lanchas com a finalidade de venderem mercadorias e comprarem abastecimentos para longas viagens, rio acima, rio a baixo e também pegavam lenhas para a combustão das máquinas à vapor como chamavam na época.

No começo do século XIX um cearense por nome Miguel Alves castigado pela grande seca de sua terra natal, aqui chegou construindo sua residência em um morro perto do rio Parnaíba. Devido a paisagem ser muito bonita, por este motivo ele batizou o nome deste lugar de Monte Alegre.

Sabe-se também que este cearense de nome Miguel Alves que entrou para a história desta cidade como seu fundador e primeiro morador o mesmo não voltou mais a sua cidade natal, e faleceu neste município que mais tarde recebeu o seu nome, Miguel Alves e está enterrado perto de onde foi sua residência onde atualmente existe a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo,sendo neste lugar ter existido o primeiro cemitério de Miguel Alves.

O cearense Miguel Alves vendo que o solo as margens do rio Parnaíba era muito fértil tratou logo de cultivar do mesmo, plantando e produzindo quantidades de arroz, milho, mandioca, algodão, feijão e o fumo, sendo este último, o principal produto da terra por ´vários anos. Com isso o povoado passou a crescer atraindo outras famílias e passando a residir neste povoado, recebendo a cooperação para cultivo da terra e melhor desenvolvimento do povoado.

Miguel Alves somente veio a deixar de ser povoado ou vila recebendo portanto, o nome de seu fundador em 24 de maio de 1912 quando o Juiz de Direito da cidade de União Dr. Luís Nogueira instalou o município de Miguel Alves através da Lei de nº 636 de 11 de julho de 1911.

Matéria publicada pelo Colunista Social
Nilo Araújo
Contatos:(86) 9925-8916
E-mail:niloaraujo23@hotmail.com
images.jpg1111

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top