Portalmiguelalves presta homenagem a saudosa escritora Maria José Meneses de Santana

0
263

O portalmiguelalves.com, primeiro portal em notícias deste município, através do Colunista Social  Nilo Araújo presta homenagem neste espaço, a ilustre e querida Escritora e Professora que faleceu no último dia 17 de dezembro de 2016  aos 84 anos de idade em Teresina , Maria José Meneses de Santana.

 

Conheça quem foi a inesquecível   Maria José Meneses de Santana e toda sua história de vida, de luta e e conquistas.

maze-226

 

 

 

 

 

MARIA JOSÉ MENESES DE SANTANA    nasceu em Duque Bacelar, Maranhão, em 13 de maio de 1932.  Filha do  saudoso Coletor de Impostos José Meneses(ex-prefeito de Miguel Alves-PI)  e da professora Alzira Meneses, mudou-se para Miguel Alves/PI aos dois anos de idade, onde concluiu o ensino primário. Aos dez anos perdeu a mãe, fato que marcou a poetisa profundamente. Foi professora primária por três anos no povoado Mato Seco, zona rural de Miguel Alves. Casou-se aos dezessete anos com Archimedes Fernandes Santana. Passou a morar em Teresina. Voltou a estudar aos quarenta anos de idade no Colégio Estadual João Clímaco D´Almeida, onde concluiu o equivalente ao ensino médio dos dias atuais. Residiu por muito anos até os últimos dias da sua vida  na Rua 24 de Janeiro, no centro de Teresina, onde sempre procurou cultivar belas flores e lindas poesias.

Em maio do ano de 2012 a escritora Maria José Meneses de Santana comemorou os seus  oitenta anos de idade e na mesma data, fez o lançamento de um dos seus  o livros, intitulado  “Cantos da Alma”  com oitenta textos em verso e prosa, e anterior a esta belíssima obra literária, já tinha sido também publicado o livro, Cantos Tristes.

 

PREFÁCIO DO LIVRO CANTOS DA ALMA

 

E eis que nos chega às mãos o esplêndido Cantos da Alma, segundo livro de poemas da poetisa Maria José Meneses de Santana, escritora de versos elegantes e vigorosos que nos convidam para uma viagem introspectiva impregnada de saudade e de amor. Autodidata, a autora escreveu a sua primeira poesia aos sessenta anos de idade e todo esse tempo de hibernação serviu para amadurecer o estilo e resgatar dos escaninhos mais recônditos da alma as palavras certas no tempo oportuno. É como se todos esses poemas estivessem há algum tempo guardados em algum lugar, prontos, latentes, dissimulados, esperando o momento de irromperem magníficos. E foi o que aconteceu com este livro. Os versos fluem com naturalidade, tocam a nós leitores com cumplicidade e ternura, conversam conosco, nos sensibilizam, nos comovem, lavam nossa alma. E quem teve o prazer de ler Cantos Tristes, primeiro livro de Maria José, publicado em 2003, sentirá um efeito duplo de emoção. Duplo e melhorado. Como o vinho, que melhora com o tempo, a poesia de Maria José revigorou-se. Tornou-se melhor. Encantadoramente melhor! Prefaciar Cantos da Alma é uma honra e uma responsabilidade. Uma honra porque sou um apreciador da poesia de Maria José há algum tempo. Uma responsabilidade porque sei que não reúno as qualidades para tanto. Segundo Machado de Assis, o louvor e a censura fazem-se com poucas palavras para não tomar tempo ao leitor. Acato o conselho. Deixemos de prosa e partamos para a poesia. As poesias de Cantos da Alma foram escritas nos últimos cinco anos e estão dispostas sem obedecer a nenhuma ordem cronológica. No final do livro, à guisa de apêndice, encontramos os Pequenos Poemas e Reflexões em Prosa. Tanto as poesias quanto as reflexões em prosa de Cantos da Alma estão embebidas dos mesmos sentimentos: a saudade, a tristeza e a solidão. Saudade dos filhos, saudade do pequeno lugarejo onde viveu até a adolescência, saudade do passado. Saudade que remete à tristeza e que se revela na solidão. E esses sentimentos tão próximos e tão fortes são os principais ingredientes de sua obra. E que obra! Aos oitenta anos Maria José Meneses de Santana  presenteou  todos os seus convidados presentes familiares, amigos e imprensa presentes a este evento com uma lição de vida e compartilhou  com todos  aquilo que viu, viveu e sonhou.

Maio de 2012

Francisco José da Silva Neto.

Melhores momentos do lançamento do livro CANTOS DA ALMA da Escritora/Professora Maria José Meneses de Santana em maio de 2012 na capital teresinense.

 

Click nas imagens para visualizá-las em tamanho maiores.

 

maze-196

 

 

 

 

 

maze-146

 

 

 

 

 

maze-004

 

 

 

 

 

 

maze-025

 

 

 

 

 

maze-168

 

 

 

 

 

maze-178

 

 

 

 

 

maze-195

 

 

 

 

 

 

 

 

maze-217

 

 

 

 

 

maze-218

 

 

 

 

 

 

maze-220

 

 

 

 

 

 

maze-223

 

 

 

 

 

 

maze-225

 

 

 

 

 

maze-226

 

 

 

 

 

 

maze-228

 

 

 

 

 

 

maze-232

 

 

 

 

 

 

maze-233

 

 

 

 

 

maze-235

 

 

 

 

 

maze-238

 

 

 

 

 

maze-241

 

 

 

 

 

maze-250

 

 

 

 

 

maze-254

 

 

 

 

 

maze-255

 

 

 

 

 

maze-257

 

 

 

 

 

maze-258

 

 

 

 

 

maze-261

 

 

 

 

 

maze-262

 

 

 

 

 

 

maze-266

 

 

 

 

 

 

maze-269

 

 

 

 

 

maze-270

 

 

 

 

 

 

maze-272

 

 

 

 

 

maze-274

 

 

 

 

 

maze-275

 

 

 

 

 

maze-306

 

 

 

 

 

 

maze-307

 

 

 

 

 

maze-313

 

 

 

 

 

maze-318

 

 

 

 

 

maze-320

 

 

 

 

 

maze-329

 

 

 

 

 

maze-330

 

 

 

 

 

maze-333

 

 

 

 

 

maze-339

 

 

 

 

 

Publicado pelo Colunista Social Nilo Araújo

Fotos:  Arquivos da família.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here