Morando há 65 anos em Miguel Alves faleceu hoje,(11/10) o piauiense Fileno de Sousa que projetou a bicicleta voadora

0
874

NOTA DE PESAR

POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO

Em 11 de outubro de 2020

 

Miguel Alves perde  aos 83 anos de idade, o piauiense, natural do município de Luzilândia ,o  autodidata  Fileno de Sousa  –  Um homem de uma inteligência invejável,  um poeta  que se destacava na literatura popular,evangélico,  sanfoneiro,  historiador, prosador, com mente bastante criativa,  muito otimista e que tinha grande visão  tecnológica com suas ideias mirabolantes,embora,  tendo ficado para trás,  a concretização de muito dos seus sonhos, como foi a da fantástica ideia de desenhar e montar uma bicicleta voadora que chegou a ser denominada por ele, de ”biciplana” e como ele mesmo afirmava, não foi possível finalizar a sua criação,  por falta de apoios.

 

Faleceu hoje, 11 de outubro de 2020,  aos 83 anos de idade, e que estaria aniversariando no  próximo dia 21 de novembro, um dos mais antigos moradores do município de Miguel Alves, morando nesta cidade, há 65 anos,  o Senhor  Fileno  de Sousa  que durante muitos anos morou na rua Silvino Araújo, no centro da cidade.Na foto, aparece  no auditório do SINDSERM – Sindicato dos Servidores Municipais de Miguel Alves,  com chapéu de couro  discursando   em evento de lançamento do livro Rajas da Vida do Escritor/Poeta miguelalvense Maçal Pontes em 07 de julho de 2018.

 

Era de uma inteligência admirável, embora não tendo nenhuma formação acadêmica, mas se destacava como  um autodidata, e como define o dicionário, um  autodidata   é a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre  lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.  Exemplos de autodidatas famosos como:  O ex-  presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln,   os escritores  brasileiros: Machado de Assis e José Saramago[e o polímata Leonardo da Vinci, o fundador da Microsoft Bill Gates, o cientista e inventor Alexander Graham Bell,  o fundador da Ford Henry Ford, o cineasta, produtor e animador Walt Disney, o físico Albert Einstein, entre outros.   E é assim, que poderíamos definir o piauiense,  Fileno de Sousa  que  tinha profundos conhecimentos históricos, políticos, científicos,   filosóficos, geográficos ,  literários, bíblicos, entre outros, tendo como um dos seus destaques principais, através de suas ideias inventivas e mirabolantes, como foi o caso da história da  criação de uma bicicleta voadora,  batizada por ele,  de ”biciplana”,e que no seu imaginário tornar-se-ia,  um fantástico  aparelho voador  que seria capaz de levar  o homem a qualquer canto do mundo, movido pelos  músculos de seus próprios pilotos, e  que suscitou a curiosidade dos seus moradores, causando repercussão na época, nos meios de comunicação local, e até mesmo  estadual, chegando a ser publicado matérias  em jornais estaduais,  como em um dos principais jornais,  o  Jornal  O DIA, tendo sido entrevistado por um dos seus jornalistas,  no ano de 1980 . E que na realidade, a  sua ideia de  criar e  de montar uma bicicleta que voasse, não foi idealizada, ou seja, não aconteceu de fato, mas ficou no imaginário de muitas pessoas, e passando de geração para geração, sendo que até os dias atuais, sempre tem alguém para recordar e contar a história da bicicleta voadora uma invenção do imortal artista piauiense, poeta popular e de uma inteligência  invejável, Fileno.

 

Foto:JORNAL O DIA.

 

Como afirma em uma das matérias,  que destacou sobre  uma das ideias fantasiosas e fantásticas do piauiense Fileno de Sousa que também era popularmente conhecido por Fileno da rua Silvino Araújo.  “Fileno   não pôs em prática seu projeto. Mas curiosamente, de alguns anos para cá, outros projetistas, com maiores tecnologias, verbas e dinamismo tem posto em prática protótipos de bicicletas voadoras. Porém, ao contrário daquelas do mecânico piauiense, todas estas modernas possuem motores e sistemas eletrônicos para alçar voo.

PROJETO GRÁFICO DA “BICIPLANA”, DO PIAUIENSE  FILENO DE SOUSA. FONTE: JORNAL O DIA.

O autodidata, poeta e   que também  ficou conhecido com suas  inventividades  Fileno afirmava já haver tido sucesso em outras experiências mirabolantes de voo. Uma delas seria uma espécie de papagaio (pipa) de papel, de enorme tamanho, que chegou a ter um início de voo, tendo porém o inventor sido obrigado a cortar as cordas para  não ir aos céus com ele…

Registro fotográfico do Senhor Fileno de Sousa  que era casado com a Sra. Regina Borges de Araújo Sousa, e  desta linda e eterna união,  tiveram os filhos: Batista(Bom som),Jeová, Toinha, Madalena, Lecy, Davi, Isaías e Inês .

 

Recordando um dos registros fotográficos do saudoso piauiense, Fileno de Sousa nos embalos da sua sanfona,  ao tocar e cantar ao lado da amiga, vereadora Teresa Moreira.

 

Uma Self feita pela filha caçula,  Inês Araújo( funcionária da extinta rádio Tapuio-AM)  registrando e deixando como uma das  inúmeras  recordações  do saudoso e querido  pai, senhor Fileno de Sousa, ela,   que continuou morando em Miguel Alves, e sempre presente ao lado dos pais.

 

Click no link  abaixo, e leia matéria importante, publicada em  por Reinaldo Coutinho no Portal Piracuruca que traz informações sobre o piauiense Fileno de Sousa resgatando as suas histórias marcantes e mirabolantes com suas ideias brilhantes de visões de mundo científico e  tecnológico e que fala de sua bicicleta voadora.

Piauiense inventa bicicleta voadora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here