Portal Miguel Alves homenageia ex-alunos do histórico colégio Mariano Mendes que conquistaram formação superior

0
709

EM DESTAQUE –  COLÉGIO  MARIANO MENDES , O PIONEIRO DO MUNICÍPIO DE MIGUEL ALVES, EM FORMAR BRILHANTES  CIDADÃOS.

POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO

Em 22 de maio de 2021

 

HOMENAGEM ESPECIAL AO PRÉDIO  HISTÓRICO GRUPO ESCOLAR  MARIANO MENDES, O PIONEIRO A FORMAR GERAÇÕES DE   CIDADÃOS ,  DESDE A SUA FUNDAÇÃO NA DÉCADA DE 30.

Por conta do aniversário de 109 de Emancipação Política do município de Miguel Alves, que teve sua fundação no dia 24 de maio do ano de 1912, o Portal Miguel Alves, o primeiro em notícias desse município e região, através do Colunista Social Nilo Araújo abre espaço com uma matéria super especial não só ao tradicional Colégio Mariano Mendes, como homenageia, destacando e parabenizando os seus ex-alunos e ex-alunas que apesar de todas as dificuldades para muitos enfrentadas na época, hoje, se orgulham em dizer que são portadores de cursos superiores,  ou mesmos pós-graduações, mestrados, doutorados…

Este espaço, aqui neste portal, que carrega  o nome do município(PORTAL MIGUEL ALVES)  é especialmente e exclusivo para você, caro internauta, caríssimo  miguelalvense,  que teve o grande prazer de  ter sido um desses alunos, e que hoje, faz parte do rol dos estudantes de uma escola  que carrega ao longo de mais de 85 anos muitas histórias  de sucesso e de muitas boas lembranças para serem recordadas e contadas as futuras gerações, filhos, netos, bisnetos…

 

 

   COLABORE COM ESTA MATÉRIA, SEJA MAIS UM DOS NOSSOS HOMENAGEADOS, VOCÊ QUE FOI ALUNO DESTA ESCOLA, E TEM PRAZER E MUITA HONRA DE ESTÁ SENDO ENTRE OS ILUSTRES ALUNOS QUE CONQUISTOU SUA FORMAÇÃO SUPERIOR. NOS ENVIE SUA FOTO, NOME COMPLETO E FORMAÇÃO ACADÊMICA, ATRAVÉS DO E-MAIL: niloaraujo23@hotmail.com / whatzaap:(86) 99925-8916

 

Histórico da Escola Mariano Mendes  – Fundada no dia 25 de abril  de 1935 é  a  escola mais tradicional do município de Miguel Alves-Piauí, onde estudaram e lecionaram ilustres personalidades desse município e estado. Em meados  de 1933, o desembargador Simplício Mendes , filho desta cidade, com sua grande influência em ambito estadual e auxiliado pelo  intendente(prefeito) Joaquim Dias Santana, conseguiu verbas para a conclusão do referido prédio.  O nome Grupo Escolar Mariano Mendes  foi dado em homenagem ao pai do desembargador Simplício Mendes. Tendo sido nomeada como primeira diretora, professora Maria Barbosa Araújo que era carinhosamente conhecida como Maroquinha Barbosa. Já no ano de 1980, passou a receber o nome de U.E. Mariano Mendes, até então era mantida pelo poder estadual, tendo sido já na gestão da ex-prefeita Salete Rêgo municipalizada.

 

.

Dr. Ivan Torres – Cursou o antigo primário no Grupo Escolar Mariano Mendes – Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco.   Foi gestor desta cidade, sua terra natal,  no período de 01 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992. Foi  professor licenciado da Universidade Federal do Piauí(UFPI). Atualmente aposentado, chegando a ser um dos mais conceituados cirurgiões do estado do Piauí com uma vasta experiência na área da medicina.

 

MARIA DE LOURDES SILVA  – Licenciada em Educação Física . Foi aluna  do Grupo Escolar Mariano Mendes e posteriormente  já formada , chegou a ser professora desta mesma escola, tendo sido também diretora. Além da direção do Grupo Escolar Mariano Mendes, durante muitos anos, dirigiu a U.E. Dr. Antônio Régis que pertence a Rede Municipal de Ensino e chegando a ocupar cargos de primeiro escalão, chegando a ser Secretária Municipal de Educação da terra natal. Miguel Alves.

 

MARIA DO SOCORRO  DUTRA DE MASCENO – Possui formação superior em Pedagogia pela Universidade Federal do Ppiauí(UFPI). É Pós-graduada em Ensino e Aprendizagem  pela Universidade Federal do Piauí(UFPI) e Pós-graduada em  Supervisão Escolar(UFPI). Professora efetiva atualmente aposentada da Rede Municipal de Ensino do município de Miguel Alves,  tendo também trabalhado durante muitos anos na função de Secretária Escolar da U.E.Senador Dirceu Mendes Arcoverde e posteriormente, chegou a exercer o cargo de diretora na U.E. Dr. Antônio Régis no período de  2006 a 2007.

 

JOSÉ EVANDRO  OLIVEIRA – Cursou o antigo Primário no Grupo Escolar Mariano  Mendes. Graduou-se em   Ciências  Contábeis  pela Universidade Federal do Piauí(UFPI)  e em Direito  pela Faculdade Santo Agostinho(FSA).  É  Pós-graduado em  Direito Civil e  em Processo Civil pelo CEUT.  Atualmente aposentado  como Analista Judiciário  da Justiça Federal  do Piauí.

MARIA DO LIVRAMENTO GOMES – Conhecida carinhosamente por “Tia Menta”Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, professora aposentada da Rede Estadual e Municipal de Ensino em Miguel Alves e Professora, Diretora e sócia – fundadora da escola particular “Escolinha Menino Jesus”que oferece atualmente da Educação Infantil ao Ensino Fundamental completo. Foi aluna e posteriormente , professora do Grupo Escolar Mariano Mendes.

 

JOSÉ REBELO DO REGO NETO – Cursou o antigo Primário no Grupo Escolar Mariano Mendes.  Formou-se  em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Ingressou na política em sua terra natal, chegando a ser vereador por três mandatos e presidente da Câmara.

 

MARIA SALETE DO REGO M.P.DA SILVA –   Formada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Fez Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Piauí. Especializou-se em Cardiologia Geral e Ecocardiografia no Hospital de Mesejana no Ceará, com especialização em Cardiologia Pediátrica, e também fez especialização no Rio de Janeiro em Ecocardiografia Geral e Pediátrica.

Exerce a profissão de médica  participando da equipe de médicos cardiologistas do Hospital São Marcos, bem como já atuou como professora voluntária da Universidade Federal do Piauí(UFPI) junto ao Hospital Infantil Lucídio Portela. Já teve a honra de receber o título de Especialização em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia . Já  chegou a  participar  de vários Congressos da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado de São Paulo, sendo um dos maiores congressos de cardiologia da América Latina.

Em sua terra natal,  Miguel Alves, já ocupou cargos de primeiro escalão como: Secretária Municipal de Assistência Social, Secretária Municipal de  Saúde e por dois mandatos, comandou a cidade,  como prefeita municipal.

JUSCELINO RODRIGUES OLIVEIRA –  Formou-se em Jornalismo  e em Direito . Especializou-se  em Direito empresarial,  ex-professor universitário,   Atualmente  é autor de 5 livros, compositor de 6 CDs, ex- apresentador do Programa Sustentabilidade.
Está  sempre participando de Bienais Internacional do Livro em SP, RJ, MG e também já  participou e  lançou  3 dos seus  livros no Salipi em Teresina-PI.

 

LUCÍDIO ALVES DA CRUZ – Cursou o antigo Primário no Grupo Escolar Mariano Mendes . Formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Foi aprovado em concurso para o Banco do Brasil, chegando a prestar serviços durante alguns anos  na agencia de Miguel Alves. Atualmente trabalha em agência do Banco do Brasil de Teresina.

 

JOSÉ ORLANDO OLIVEIRA –  Possui  formação superior  em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí(UFPI).  É   Professor  da SEDUC/PI e analista regional – CODEVASF 7ª SR.  Estudou durante   4 anos  no Grupo Escolar Mariano Mendes (entre 1976 a 1979).

 

CLEONILDO SILVA CARVALHO –  Graduado em Matemática ‘pela Universidade Estadual do Piaui(UESPI). Foi aluno e posteriormente chegou a ser diretor da U.E.Mariano Mendes. É professor efetivo da Secretaria Estadual do Maranhão(SEDUC)  na cidade de Duque Bacelar e professor efetivo SEDUC-PI  na cidade natal, Miguel Alves. Ingressou na política local, chegando a ser vereador por dois mandatos.

 

MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA CARVALHO – Possui formação superior em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Ingressou através de concurso público no INSS onde vem atualmente exercendo a função de Técnica do Seguro Social, em Teresina-PI.

 

IVONILDO CARLOS SIQUEIRA – Cursou o antigo primário no Grupo Escolar Mariano Mendes. Possui formação superior em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui(UESPI) e em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piaui(UFPI).Pós-graduado em AEE-Atendimento Especial Especializado e em Docência do Ensino Superior. É professor efetivo da Rede Municipal de Miguel Alves.

OTEGILDO CARLOS SIQUEIRA  – Formado em Direito  pela Unidade Católica de Pernambuco –  UNICAPA, concluído em 2006,  e  Pós-graduado em Direito Processual Civil na Faculdade Integrada do Recife – FIR.   E  foi  em sua terra natal, no Grupo Escolar Mariano Mendes, que  o advogado Otegildo Carlos Siqueira  carinhosamente conhecido por Otinha  estudou o primário(séries iniciais). Cursou o  Ensino Fundamental   em escolas da rede  pública estadual: Colégio Dom Severino e no Colégio  Benjamim Baptista, ambos , em  Teresina. Fez  o segundo grau  nível técnico (Curso de Contabilidade) na Escola Técnica Federal do Piauí, atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Prestou concurso  para  o cargo de sargento do Exército,  tendo sido aprovado e  realizado o curso de formação em Três Corações/MG, na Escola de Sargento das Armas – ESA. Em seguida,  passou a servir em Unidade Militar em Recife no estado de Pernambuco. Após prestar novo concurso público,   ingressou na Justiça Federal em Pernambuco no cargo de Técnico Judiciário. E logo depois,   prestou vestibular para o curso de  Bacharelado em Administração, na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), chegando a ser aprovado mas  não chegou a concluí-lo,  pois optou por realizar Bacharelado em Direito .

Em seguida, passou a exercer as funções de Assessor Jurídico do Juiz Federal Titular da 6ª Vara Federal de Pernambuco. No ano de  2015  prestou concurso público para ingresso como membro da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, onde obteve êxito nas provas objetiva, subjetiva e oral, esta última,  realizada em Brasília/DF. Atualmente Dr. Otegildo Siqueira  é o Procurador Federal do Estado do Amapá.

 

ROSENILDA  SILVA CARVALHO  – Possui formação superior em Matemática(UFPI). É especialista em Acupuntura e Auriculoterapia através da  Instituição   de Ensino Centro de Belleza y Salud Chino.

 

WALBER COELHO DE ALMEIDA RODRIGUES – Possui formação superior  em Direito  pelo Instituto Camilo Filho  e também em   Administração de Empresa. É  Pós- graduado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Piauí(UFPI) , Pós-graduado em Licitações e Contratos.  e  tem Doutorado em Direito Civil pela UBA.

Ganhou destaque na política local,  ainda bem jovem, chegando a ser eleito a vereador no município de Miguel Alves.  Já chegou a ocupar relevantes cargos públicos municipal e   estadual como:  Procurador do HEMOPI, Comissão das Prerrogativas  junto a OAB-PI,  Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Batalha-PI, Presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Batalha-PI, Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Miguel Alves, Consultor Jurídico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na Área de Licitação e Contratos,Conselheiro Federal da Associação dos Vereadores/AVEPI, Advogado da Prefeitura Municipal de Pau D àrco, Advogado da Prefeitura e da Câmara Municipal de Lagoa Alegre-PI, Advogado do Gabinete do ex- Deputado Juraci Leite, dentre  vários outros.

Atualmente  é o Diretor Geral da ALEPI –  Assembleia Legislativa do Estado do Piauí . Além de sua grande visibilidade que tem conquistando ao longo dos anos profissionalmente na sua área jurídica como  um advogado Público é também  Secretário Geral da Associação dos Advogados Públicos e Professor universitário,  na capital, Teresina.

 

VÍVIAN VELOSO CHAVES – Possui formação superior em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Pós-graduada em Geografia e Ensino.

 

VANICE VELOSO CHAVES – Possui formação superior em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Pós-graduada em Psicopedagia.

 

FLORIZA TERESINHA LACERDA – Formada em Direito  pela Faculdade Nova UNESC(Teresina),  e em Administração pela Faculdade AESPI . É  Pós-graduada em Direito  Previdenciário e pós-graduanda(concluindo) Direito Constitucional.

 

NEUTON ALVES DE ARAÚJO – Foi aluno, professor e  posteriormente diretor, do Colégio Mariano Mendes. É graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Graduado em Pedagogia Faculdade Integrada do Brasil, FAIBRA. Pós-graduado em Matemática do Ensino Médio pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Fez Mestrado  em Educação pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Possui Doutorado pela Universidade de São Paulo(USP). É  professor efetivo da Universidade Federal do Piauí,Teresina.

 

 

CORINA LOPES DA SILVA NETA(CORINA NETA) – Possui formação superior em Pedagogia  e em Letras/Inglês, ambas, pela Universidade Federal do Piauí(UFPI).  É pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Instituição MÚLTIPLA. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino no município de Miguel Alves, desde o ano de 2001, onde também já chegou  a ocupar o cargo de Secretária Municipal de Educação, na terra natal.

 

FRANCISCA DE JESUS MENDES DOS REIS – Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do PIAUÍ(UESPI). Pós-graduada em Geografia em Ensino. É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Miguel Alves. Atualmente  está  fazendo parte da mesa diretora do SINDSERM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Miguel Alves, na função de presidente.

 

FRANCISCA MARIA MESQUITA  SOUSA – Possui formação superior em Pedagogia e em Ciências da Religião . É  pós-graduada em Letramento e Alfabetização.

 

ANA CÉLIA VIEIRA BARROS – Possui formação superior em Enfermagem . É pós-graduada em Urgência e Emergência,  com vasta  experiencia na área da saúde, já tendo prestando serviços  na terra natal, Miguel Alves.

 

 

 

 

 

 

AURILENE VIEIRA BARROS – Graduou-se em Letras/Português pela Universidade Federal do Piauí(UFPI),Pós-graduada em Gestão Escolar. Mestranda em Literatura pela Universidade Federal do Piauí. Com vasta experiência  em sala de aula para alunos da  Educação básica e também do Ensino Superior, chegando a ministrar aulas no curso de Letras/Português da UESPI.

CLEICIANE GOMES DOS SANTOS – Formada em Direito pela Faculdade Santo Agostinho(FSA), pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil – Escolar FAR. Pós-graduanda em Neurociências e Alta Performance  Humana pela faculdade FEBRACIS.

AVELAR AMORIM – Possui formação superior  no curso de Educação Artística com habilitação em  Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em História Cultural.   É  Mestre  em Antropologia, também pela Universidade Federal do Piauí(UFPI), foi Arte Educador da Rede Estadual de Ensino, professor da Universidade Federal do Piauí do curso de Artes Visuais e atualmente é professor efetivo da mesma instituição  no Colégio Técnico de Teresina.  É ator, diretor teatral e cenógrafo  já tendo mais de 25 anos de trabalho profissional, pertencendo ao Grupo Mosay de Teatro(Teresina). Foi coordenador  de Artes Plásticas  da Fundação Monsenhor Chaves, após adquirir  duas premiações consecutivas no 13  Salão  de Artes  Plásticas  de Teresina em 205 com a melhor Pintura melhor Performance.

Foi aluno do Grupo Escolar Mariano Mendes, onde também chegou a ser professor, ministrando a disciplina do curso de Artes. Vem conquistando  grande visibilidade, tendo seu trabalho reconhecido por artistas de dentro e fora do nosso estado, considerado atualmente como  um dos grandes nomes das artes visuais plásticas piauienses. Recentemente lançou um livro intitulado ”Marréra  bom!”, narrando crônica de fatos  de cunho literário, porém real, fazendo uma viagem da sua terra natal, abordando ostentações vividas pela sociedade da década de 80.

MARIA DE FÁTIMA MARQUES  MATOS – Possui formação superior em Pedagogia  pela Universidade Federal do Piaui(UFPI) e em Geografia pela Universidade Federal do Piaui(UFPI). É pós-graduada em Ensino pela Universidade Federal do Piauí. Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino do município de Miguel Alves.

REJANE COUTINHO VASCONCELOS – Possui formação superior em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí(UFPI) e em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI).  Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade Cristo Rei.  É professora efetiva nana Rede Municipal de Ensino no município de Miguel Alves, terra natal. Já chegou chegou a lutar arduamente  pelas  causas sindicais de interesse à classe de servidores público municipais,   quando fez  parte da mesa diretora do SINDSERM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Miguel Alves, na função de presidente.

JUCILENE  NASCIMENTO – Possui formação superior em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Pós-graduada em Educação Especial pela Faculdade Cristo Rei. É professora efetiva da Rede Municipal e Estadual do município de Miguel Alves-PI.

DENIZE DA SILVA PONTES SOUSA – Possui formação superior em Serviço Social e Pós-graduada  em Atendimento Educacional Especializado e em  Docência do Ensino Superior.

 

ANA CÉLIA DUTRA ARAÚJO – Estudou no Grupo Escolar Mariano Mendes da Primeira série até a sexta série.(1982).Depois . Em 1984 foi morar em Teresina, onde concluiu o ginásio e fez  o antigo pedagógico na U.E.Visão. É  graduada em Normal Superior  pela Universidade Estadual do Piauí((UESPI).
Atualmente é professora efetiva  da Rede Municipal de Ensino na terra natal,  Miguel Alves. Já  trabalhou  nesta escola, ministrando aulas   durante  6 anos ,2  anos pelo estado (seletivo) e 4 anos  pelo município.

JOSÉ PEREIRA SILVA – Possui formação superior em Psicologia, Pedagogia e  História. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional.  É professor efetivo da Rede Municipal de Ensino da terra natal, Miguel Alves. Ingressou na política, tendo sido eleito para o primeiro mandato(2021/2024),  como vereador  mas atualmente  está respondendo   pela pasta da Secretaria Municipal de Educação.

 

LEYLA SANTOS LIRA – Possui  formações superiores em: Enfermagem  pela Faculdade Santo Agostinho(FSA),  Saúde Pública pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI), Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI), Teologia pela Universidade Regional do Cariri,  Pedagogia pela Universidade do Cariri e Biologia pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). É  especialista  em Urgência e Emergência  pelo Centro Universitário UNINOVAPAPI , especialista em Saúde da Família e especialização em  Docência do Ensino Superior. É  servidora pública municipal e estadual no município de Miguel Alves.  Já ocupou cargos de primeiro escalão em sua terra natal, como: Secretária Municipal de Educação, Secretária Municipal Executiva da Saúde, Chefia Municipal de Gabinete, Diretora -geral do Hospital Local Pedro Vasconcelos, entre outros.

 

JOSÉ CLÁUDIO VIEIRA PONTES – Possui formação superior em Pedagogia e em Teologia.

FRANCISCO VIEIRA DE MOURA – Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piaui(UFPI) e em Matemática pelo Instituto Federal do Piauí(IFPI). Pós-graduado em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). É  professor efetivo da rede estadual e municipal de ensino na terra natal, Miguel Alves.

 

FRANCISCO RABELO(Nenzinho) –  Estudou o Ensino Fundamental na U.E.Mariano Mendes, sua terra natal.  Possui formação  superior em Administração e atualmente mora e trabalha na cidade  de Barras PI, onde gerencia a Loja de Móveis e Eletromóveis – CASA NOVA.

MARIA INÊS  ARAÚJO SOUSA ANDRADE – Possui formação superior em Pedagogia e Pós-graduação em Libras.

IRISLÉIA BERTOSO  DE CARVALHO – Possui formação superior em Nutrição  Nutricionista pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI, Pós-graduada em Nutrição Esportiva pela Facid WINDEN  e em Docência  Do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piaui(UESPI). Atualmente prestando serviços na terra natal, Miguel Alves.

 

 

 

ASSIS DUTRA – Licenciado em  Educação Física. Professor efetivo  da Rede Estadual. Iniciou a profissão no Unidade Escolar Mariano, onde também foi aluno.

JOSENIAS ROSA – Formado em Direito pela Faculdade Santo Agostinho(FSA) e e Pós-graduado em  Processo e Direito Civil. É  vereador em seu terceiro mandato, também chegando a ser Presidente da Câmara, na terra natal, Miguel Alves.

LIONETE MARIA LIMA – Formada em Direito pela  Faculdade PUC / SP. Pós-graduada  em Processo Penal  com Mestrado em Direito Processual  e Direito Penal. Possui Escritório de Advocacia em São Paulo, onde reside atualmente.

NILO ALVES DE ARAÚJO – Graduado em Letras/Portugues pela Universidade Estadual do Ppauí(UESPI). Academico do curso  superior em Enfermagem pela Faculdade UNINASSAU,  Pós-graduado em Ensino da Língua Portuguesa, Psicologia da Educação   e em Saúde da Família com Docência do Ensino Superior, cursando pós-graduações em TEA -Transtornos do Espectro Autista e em Psicopedagogia Clínica e Institucional.  É  professor efetivo da Rede Municipal de Ensino e professor celetista do Estado.

 

JOSÉ ANTÔNIO OLIVEIRA SOUSA   – Cursou o Ensino Fundamental na U.E. Pio XII e U.E.Mariano Mendes. Cursou o Ensino Médio na U.E.Mariano Mendes. Possui formação superior em Matemática pela Universidade Leonardo Davince. É  professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Miguel Alves. Além de ter sido aluno do Colégio Mariano Mendes, posteriormente, já graduado em Matemática chegou a ser diretor escola desta mesma instituição. Já chegou a exercer  outros cargos públicos como: Conselheiro Tutelar em Miguel Alves e  prestou serviços ao IBGE, TRE, ADAPI. Ganhou também destaque como músico.

FRANCISCA GONÇALVES  LIMA  – Foi  aluna da U.E.  Mariano Mendes,  onde cursou o Ensino Fundamental e o Ensino  Médio, atualmente morando  em Valparaíso de Goiás divisa com Brasília. É  Pedagoga, Pós graduada em psicopedagogia, AEE, Educação Infantil e graduanda em História. Trabalha  na Secretaria de Educação do Distrito Federal,  e tem  um sonho de um dia  voltar a sua   terra  natal, Miguel Alves  para atuar na área da educação.

 

FLORIZA TERESINHA LACERDA – Formada em Direito  pela Faculdade Nova UNESC(Teresina)  e em Administração pela Faculdade AESPI . É  Pós-graduada em Direito  Previdenciário e pós-graduanda(concluindo) Direito Constitucional. É  advogada na empresa Lacerda Advocacia(Miguel Alves – PI).

 

GUSTAVO MARTINS – Estudou da 1ª a 4ª série na Escola Municipal Pedro Vasconcelos. ( São Simão- Município de Miguel Alves); O Ensino Fundamental II – 5ª a 8ª séries – na Escola Municipal Dr. Antônio Régis ( Miguel Alves-PI). Cursou o ensino médio ( 1ª a 3ª Séries) na Unidade Escolar Mariano Mendes ( 2007- 2009). Graduado em Letras ( Língua Portuguesa e Língua Espanhola) . Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola ( Favenin). Mestrando em Letras ( Linguagem , Memória e Ensino ) pela UEMASUL ( Imperatriz).

Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino do Maranhão e professor de língua portuguesa e de língua inglesa da rede municipal de ensino de Balsas/Ma. Membro pesquisador do grupo LÍNGUA , CULTURA E PODER. Além de artigos e capítulos de livros publicados.

 

JANAINA VIEIRA DE MOURA – Possui formação superior em Letras. É pós-graduada em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento. Atualmente  exerce a profissão  na área da Educação, como professora efetivo no município de Buriti -Maranhão.

 

FRANÇA LÚCIA OLIVEIRA – Possui formação superior em Direito e também vem  se destacando no ramo empresarial com sua empresa de turismo – Giroturturismo.

Atualmente a miguelalvense e  ex-aluna do tradicional Colégio Mariano Mendes,   mora  no Distrito Federal.

 

KAUAN MOURA –   Possui formação superior em Bacharelado em Educação Física pela Faculdade Santo Agostinho(FSA). Pós -graduada em Fisiologia do Exercício / Personal Trainer Treinamento de Força / Nutrição / Medicina do Esporte.  Com vasta  experiência, tendo exercido e vem exercendo sua profissão em conceituadas academias de ginástica e musculação de Teresina,  conquistando destaque em nosso estado, Piauí, como Instrutora de Fitness / Personal Trainer,  Digital Influencer com um inúmeros seguidores,  modelo profissional , e bastante  procurada na preparação de estética/corpo, maquiagens entre outras categorias da beleza/saúde.

 

 MAIRE NATHALIA DUTRA DE MACENO –    Cursou o Ensino Fundamental  no Colégio Pio XII e  na U.E. Mariano Mendes(Miguel Alves). Cursou o Ensino Médio  na U.E. Mariano Mendes e no Colégio Setor  Leste (Brasília-DF).    Possui formação superior em Nutrição pela Faculdade Santo Agostinho(Teresina). Especialista em Nutrição  Clínica Funcional e Fitoterápica (Faculdade Santo Agostinho) E especialista em Gestão de Unidades  de Alimentação  e Nutrição pela UNINOVAFAPI

 

CONCEIÇÃO DUTRA DE MACENO  – Faz parte do rol da lista com nomes dos brilhantess  ex-alunos do Grupo Escolar Mariano Mendes.  Possui formação superior em  Secretariado Executivo   pelo  IESB – Instituto de Educação Superior de Brasília. Vem exercendo há 14 anos a função de Assistente Administrativo  na Emgea  – Empresa Gestora de Ativos, no Distrito Federal.

 

MAXWELL OLIVEIRA FEITOSA  – Bacharel em Educação Física pela Faculdade Santo Agostinho(FSA). Pós- graduado em Obesidade Emagrecimento e qualidade de vida .  Pós Graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado. É Contramestre em Capoeira . Personal Trainer nas melhores academias da zona leste de Teresina.
Ministra aulas de capoeira na academia Bodytech, uma companhia que é a maior dá América Latina.
Palestrante em simpósios de atividades física e saúde .Ministra curso de capoeira por vários estados do Brasil e até em outros países.

 

FLÁVIA VAZ RODRIGUES FONTINELE – Possui formação superior   em Direito pela FATEPI / FAESPI.  É advogada na empresa F.V. Advocacia, Consultoria e Controladoria Jurídica na terra natal, Miguel Alves.

 

MARCELO LIMA DA SILVA –   Possui formação superior em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Fez curso de Extensão em Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio grande do Sul-UFRGS.

Tem um Artigo Cientifico Aprovado e Publicado na Espanha pela Revista Pasos, com o tema:A imagem do destino turístico como ferramenta de diferenciação e promoção do turismo Caso de Barra Grande/PI-Brasil.  No ano que prestou o vestibular (2010) ,  chegou a ser  aprovado em três Universidades Públicas.

MARISVALDA MARQUES DA SILVA –   Estudou na rede pública, tendo cursado  o Ensino Infantil e  Ensino Fundamental  na U.E. Desembargador Dirceu  Mendes Arcoverde  e o Ensino Médio completo na U. E. Mariano Mendes.

Fez o ensino Superior na capital, Teresina.  É bacharelada em Gastronomia pela faculdade Facid – Teresina, PI.  Possui pós – graduação em Gastronomia Geral. É certificada como organizadora de eventos pela SEDUC – PI.

SEBASTIANA MARQUES DA SILVA CABRAL – Estudou do 5 ano  do Ensino Fundamental até o 2 ano do Ensino Médio na U.E. Mariano Mendes. Possui formação superior  em Licenciatura Plena em Química e Pós- graduada  em Educação ambiental.  Mora atualmente  em Ribeiro Gonçalves no sul do estado do Piauí, onde  trabalha  como professora da Rede  Estadual e Ensino.

 

SUELY ALVES MESQUITA –  Possui formação superior em História e em Pedagogia.   Estudou  da  4 série  do Ensino Fundamental lao Ensino Médio na  Unidade Escolar  Mariano Mendes.   Atualmente é professora na U.E. Pio XII ministrando aulas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

 

ISAULENE GOMES – Possui formação superior em Ciências  Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Pós-graduada em Supervisão Escolar(UFPI). É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino do município de Miguel Alves. Iniciou a profissão na  Unidade Escolar Mariano Mendes  em 2001, onde também foi aluna. A professora e ex-aluna da U.E.Mariano Mendes, Isaulene Gomes  vem atuando também no ramo do empreendedorismo com a sua loja Luana Acessórios  e Variedades  com a venda de artigos  infantis.

 

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA DA CUNHA DIAS – Possui formação superior em Enfermagem pela Faculdade JK(Brasília). Pós-graduada em Oncologia e Dermatologia. Especialista em Feridas .

Pelo seu destaque  em ser   especializada e  competente Enfermeira  Estomaterapeuta, tornou-se uma empresária,   fundando  em Brasília,  onde mora atualmente a sua própria clinica @curativohome  que é especializada no tratamento de feridas e com atendimento em domicílio.

 

 

MARIA DA CONCEIÇÃO MENESES(CONSOLA) – Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Pós-graduada em Ensino pela Universidade Federal do Piauí(UFPI). Foi aluna do tradicional Grupo Escolar Mariano Mendes, e posteriormente, tornou-se uma brilhante Educadora desta mesma instituição de ensino, durante muitos anos,  até sua aposentadoria , chegando a prestar  25 anos de serviços à educação do município de Miguel Alves, formando gerações de crianças e jovens  em grandes cidadãos de destaques     e  competentes  profissionais na atualidade, o que só a tem deixado muito feliz, honrada,  grata  e realizada  profissionalmente.

 

 

Contamos com sua colaboração nesta  homenagem dedicada especialmente  a vocês, que tiveram o privilégio  de ter sido alunos  da querida escola Mariano Mendes. 

 

VOCÊ QUE FOI ALUNO DESTA ESCOLA, E  QUE CONQUISTOU SUA FORMAÇÃO SUPERIOR. NOS ENVIE SUA FOTO, NOME COMPLETO E FORMAÇÃO ACADÊMICA, ATRAVÉS DO E-MAIL: niloaraujo23@hotmail.com / whatzaap:(86) 99925-8916, QUE TEREMOS O IMENSO PRAZER EM PUBLICAR JUNTO A NOSSA GALERIA DE FOTOS DOS EX-ALUNOS DO AMADO GRUPO ESCOLAR MARIANO MENDES.

 

 

Publicado por Colunista Social Nilo Araújo

Contato: (86) 99925-8916

E-mail: niloaraujo23@hotmail.com

Instagram:@portalmiguealves.pi

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here