Prefeito Veim da Fetraf entregou ontem(28) à população de Miguel Alves a reforma da mais antiga escola desse município

0
158

EDUCAÇÃO EM DESTAQUE

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 29 de março de 2022

 

O prefeito  Veim da Fetraf (PL) dando continuidade à  sequência de obras que vem realizando e entregando à população  miguelalvense,  na sede e  zona rural, ontem, segunda-feira, 28 de março,   foi a vez de entregar a U.E.Mariano Mendes totalmente reformada ,considerada o  berço da educação do município de Miguel Alves.

 

A data de  ontem, segunda-feira, 28 de março de 2022 entrou para a histórica política  e social do município de Miguel Alves, foi um dia inesquecível e de muitas felicidades  para todos os moradoras dessa cidade, principalmente para quem faz parte da história do  tradicional colégio Mariano Mendes, considerada uma das mais antigas instituições de ensino de Miguel Alves. Foi um dia memorável,  de  encontros e reencontros,   cidadania, resgate cultural, de maravilhosas e inesquecíveis   lembranças marcado por muitas alegrias, civismo e amor à educação, sendo esta uma das principais  prioridades da atual gestão municipal, que tem o comando do miguelalvense  FRANCISCO ANTONIO REBELO DE PAIVA,  popularmente chamado de VEIM DA FETRAF, que está em seu primeiro mandato, e desde que assumiu os destinos da terra natal, Miguel Alves,  vem trabalhando incansavelmente e sempre buscando proporcionar o melhor para o povo da sua cidade, e entre as várias ações já colocadas em prática em todos os seguimentos administrativos, está a  tão desejada e sonhada reforma da U.E.Mariano Mendes que ganhou vida nova com essa tão importante e necessitada reforma e com  novas instalações elétricas, ar  condicionados,  carteiras, cadeiras e demais móveis novos.

A solenidade de inauguração da reforma da conceituada escola Mariano Mendes que contou com a presença dos integrantes  da animada e tradicional banda de música Santa Cecília, proporcionando um maravilhoso e e belo espetáculo ,  teve início na manhã de ontem(28) com as bênçãos do Padre Francisco Rosa, logo em seguida, foi cantado o hino do município,  houve   corte  inaugural da  fita simbólica  e o descerramento da placa,  que contou com a presença do gestor público municipal, Francisco Antônio Rebelo de Paiva( Veim da Fetraf), vice-prefeito, Adail Júnior, presidente da Câmara de Miguel Alves, Júlio da Tuta, deputado estadual Firmino Paulo ,Secretário Municipal de Educação, professor José Pereira, diretor da U.E.Mariano Mendes, Supervisora de Ensino,professora Iracema Viana, entre outras autoridades.

 

 

Fizeram parte da mesa  solene  as autoridades:

  • Prefeito Municipal Veim da Fetraf, Vice-prefeito;
  • Adail  de Araújo Melo Júnior;
  • Presidente da Câmara, vereador Júlio de Cstro Sousa(Júlio da Tuta);
  • deputado estadual Firmino Filho;
  •   Secretário Municipal de Educação, professor José  Pereira Rodrigues da Silva;
  • diretor da U.E.Mariano Mendes, matemático Edivaldo Marques Matos;
  • Professora Maria de Nazaré Pessoa Barbosa de Lacerda(representando o corpo docente dessa escola que já se encontra aposentado);
  • Procuradora da Paróquia de São Miguel Arcanjo,Advogada Cynthia Lacerda;  representando o Padre Adalto Vieira;
  • Chefe de Gabinete do Município,professor José de Abreu Lopes;
  • Padre Francisco Rosa( Paróquia São Bernardo de Claraval);
  • professor Ariosto(Geografia);
  • professor Antenor(Inglês);
  • diretora do Hospital Pedro Vasconcelos;
  • Assistente Social, Marcela Araújo Magalhães Torres e a senhora Antônia Abreu de Oliveira, que trabalhou até a aposentadoria na função de merendeira representando o corpo administrativo.

Fez parte da programação em comemoração a inauguração da reforma da U.E.Mariano Mendes uma linda, emocionante e humorística  dramatização da crônica SEU MARIANO , de autoria do professor Avelar Amorim pela professora graduada em Letras/Português(UESPI)   e ex-aluna dessa escola, Jucilene Nascimento.

 

Viajemos um pouco  pelo passado do GRUPO ESCOLAR MARIANO MENDES  destacando e enaltecendo  seus aspectos  históricos e sociais,  resgatando e  exaltando a linda, emocionante  e rica trajetória  dessa  renomada escola que já educou e formou gerações e gerações de crianças,  adolescentes, jovens e adultos.

Em 1920,  o primeiro  Intendente, ou seja,o    primeiro  Prefeito desse município, Torquato Torres contratou a professora  normalista Anicota  Bulamarqui, que veio da capital, Teresina,  para ensinar turmas de primeiro e segundo anos do  antigo primário,  trabalhando em salas  emprestadas ou alugadas. Neste mesmo ano,  deu-se início a construção  do prédio  para a sede  da instrução,  entretanto, com o falecimento do intendente  Torquato Torres em julho de 1926, as obras foram paralisadas.

O  segundo  intendente, Enéas Torres procurou  fazer de tudo   para continuar as obras do antecessor, mas não conseguiu verbas.  Em 1928, a professora  Anicota Bulamarqui  pediu demissão e voltou para Teresina. No mesmo ano, foi contratada  por ato do então governador  do estado, João de Deus Pires Leal a professora  normalista  Hilda Brito e Gersila  Figueredo.

Até então, a escola  pública tinha o nome de  Escola Nuclear. Em 1930 a citada  escola  , recebeu o nome de  Escola Agrupadas Carvalho Filho,   que constituíam as turmas de 1º  ano A,B e  C e 2º ano que funcionavam em um  casarão à  rua  Mariano Mendes.

No mandato do intendente  Claro Honório  de Oliveira  foram   contratadas  mais três  professoras: Maria  Angélica MachadoAldenora  de Vilhena  Machado e Rosina Borges  de Castro, todas  normalistas e residentes na capital, Teresina. E formaram turmas de 1º, 2º e 3º  anos.

Em meados  de 1934, o  Desembargador Simplício  Mendes, filho  da cidade de Miguel Alves, com sua grande influência política em âmbito estadual e auxiliado pelo intendente  Joaquim Dias Santana , conseguiram verbas para  a conclusão  do prédio;  obras paradas  desde 1926. E finalmente em 25 de abril de 1935, uma solene  festa  aconteceu nesta cidade , era  a  comemoração da inauguração   da sede de instrução de Miguel Alves.  Joaquim  Dias Santana e o Interventor  Federal, o capitão Landri Sales  Gonçalves, que juntos  descerraram a placa , recebendo  o  nome de GRUPO ESCOLAR MARIANO MENDES,  este nome, foi uma  homenagem  ao pai   desembargador.

No mesmo dia nomeou  como diretora,  Maria  Barbosa de Araújo,  carinhosamente  conhecida  como Maroquinha  Barbosa, e com ela, também  foram  nomeadas as  professoras:

Albertina Furtado , Ivone Torres  Santos, Daura Veras e Maria Alice Machado.

Os alunos concludentes da primeira turma  foram:

  • Almir Medeiros
  • Doraci Soares
  • Jesus Rebêlo do Rêgo
  • Olavo Torres
  • Francisca Borges Oliveira
  • Íris Torres Araújo
  • Margarida Cardoso
  • Maria Ribeiro Vaz

A   matrícula geral  era de 150 alunos e constituíam  as turmas ou classes de 1º ano A, B e C, 2º ano , 3º ano e 4º ano.

Em 1936  chegaram as normalistas: Odir Esteves Torres, casada com o promotor público Dr. Osmir Torres e Florisa Siqueira Lacerda, casada  com o comerciante José de Deus Lacerda. Ambas lecionaram  na turma de 4º ano.

Os alunos concludentes  da segunda turma do ano de 1936 foram:

  • Maria do Carmo Rebelo Rêgo
  • Antônio Furtado Régis
  • Antero Cardoso Filho
  • Anibal de Freitas Santos
  • Almir Bastos
  • Décio Bastos
  • Benedito Lopes Filho
  • Galileu Borges de Oliveira
  • Raimundo Castro Lima
  • Iracema Lages Carvalho
  • Antonieta Borges Oliveira
  • Maria Borges Oliveira
  • Maria Dulce Castro Lima Lima
  • Maria de Jesus Castro Lima
  • Onesita Brito

Em 1941  a diretora Maroquinha Barbosa de Araújo deixa o cargo e passa a residir em Teresina, sendo substituída pela  professora Florisa Siqueira Lacerda. Muitos alunos terminavam  o primário , iam a Teresina com a finalidade  de fazerem exames de admissão ao antigo  curso ginasial ou pedagógico.

Já em 1953 a diretora  Florisa Siqueira Lacerda deixou o cargo,  assumindo  a  direção, a professora Odir Esteves Torres , trabalhando nesta função, até  maio de 1959, e foi substituída pela ex-aluna, a professora Maria do Carmo  Rego Rebelo , ficando no comando da direção até  abril de 1964, em virtude de, ter ido  residir no estado do Espirito Santo , cidade de Colatina, fazer o curso de Supervisão Escolar. Ficando em seu lugar, a irmã, professora Maria do Socorro Rego Medeiros de Melo.

Na administração da professora e diretora Socorro Rego, a Secretaria  de Educação resolveu  criar nos Grupos Escolares aqueles que tivessem uma matrícula  de mais de mil alunos  as séries:  5º, 6º, 7º e 8º . Desta forma,  o Grupo Escolar Mariano Mendes ficou  com o primário completo, ou   1º  grau de ensino regular.

A partir daí, as escolas públicas passaram a ser chamadas de Unidades Escolares.

Já no ano de 1987 a diretora       Maria do Socorro Rego Medeiros de Melo  deixa  o cargo,  sendo substituída pela ex-aluna,  a professora Maria  Teresinha  de Jesus Torres Xavier, chegando a trabalhar por 4 anos , sendo substituída pela ex-aluna, a professora Maria de  Lourdes Silva.

Com o grande aumento  do número de alunos na sede da U.E  Mariano Mendes  foi necessário criar um anexo,  junto ao prédio Do Pio XII que foi nomeada como diretora, a ex-aluna do Mariano Mendes ,professora Gelvina Cardoso.

A supervisora  generalista Maria do Carmo Rebelo Rego atuou nessa função , até a aposentadoria, sendo concedida em 19 de março de 1991, após um trabalho de 25 anos prestando serviços ao bem comum de sua terra e de sua gente.

Sendo a sua sucessora , nomeada e empossada  no cargo de  supervisora , a professora Maria de Nazaré  Pessoa Barbosa Lacerda, e que tinha como diretora, a professora   Rita Rabelo  Medeiros.

E foi nesse prédio da U.E . Mariano Mendes que foi implantado  o  extinto curso Pedagógico, antigo segundo grau, recebendo  o nome da  professora  Odir Esteves  Torres, tendo iniciado as aulas em  março de 1988 e tendo como diretora , professora Maria do Socorro  Rego Medeiros de Melo,  funcionando no turno da noite.

Com o passar dos anos e  o maciço aumento de matrículas de novos alunos, a U.E. Mariano Mendes não só ofertava o ginásio completo nos turnos manhã e tarde, como também passou a oferecer o segundo grau, que foi substituído  por Científico que atualmente chamamos de Ensino Médio, isto é, quando o prédio,  ainda pertencia à rede estadual de ensino.

O histórico ,  amado  e inesquecível colégio Mariano Mendes , considerado  a segunda casa, de milhares de miguelalvenses, já formou inúmeros filhos em ilustres e brilhantes profissionais, consagrados, respeitados,  renomados e de grande destaques em nosso município, Piauí, Brasil e mundo.

Aqui podemos citar alguns nomes desses ilustres ex-alunos do Grupo Escolar Mariano Mendes, como assim foi cognominado no passado:

 

  • Conceituado e respeitado Cirurgião –geral e ex-prefeito dessa cidade, Dr.Ivan Torres que chegou a ser diretor da quarta diretoria Regional  de Saúde do Piauí em Teresina, médico e diretor do HLPV;
  • Clínico – Geral e ex- vereador dessa cidade, Dr. Àtila Torres;
  • Dr. José Antônio Rebelo – Formado em Odontologia , o primeiro miguelalvense a formar-se nesta área, foi aluno e posteriormente professor da disciplina OSPB;
  • Atila Torres, formado em Direito , tendo sido eleito vereador por vários mandatos;
  • Engenheiro Civil e ex-vereador por vários mandatos, Stênio Torres;
  • Dr. Paulo Rêgo Medeiros – diplomado médico pela Universidade Federal de Pernambuco. Em seguida, fez Residência em cirurgia torácica.  Aprimorou estudos no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em Cirurgia Cardiovascular.
  • Tinha especialização realizada no Royal Brompton Hospital em Londres (Inglaterra), também no segmento de cirurgia cardíaca.
  • Médica  e ex-prefeita dessa cidade,  Salete Rego  – Especialista em Cardiologia, em Cardiologia Pediátrica e em ECOCARDIOGRAFIA.
  • Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Piauí, José Rebelo do Rêgo Neto.
  •  Tácito Torres e e ex-vereador, formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí;
  •  Antônio Furtado Régis – formado em Direito  pela Universidade Federal de São Paulo e autor do hino de Miguel Alves;
  • Hudson Esteves  Caldas Torres –  Graduado em Geografia(UFPI/Teresina) e em Ciências Contábeis  pela faculdade FAP / Especialista em Direito Previdenciário , funcionário público efetivo federal do INSS em Parnaíba.
  • Ronaldo Medeiros – foi aluno da U.E.Mariano Mendes . Formou-se em Medicina Veterinária e professor da UFPI;

Dr. Otegildo  Carlos Siqueira   – Procurador  da Fazenda Nacional. Formado em Direito  pela  Universidade Católica de Pernambuco – UNICAPA.
Pós –graduado em Direito Processual Civil pela  Faculdade Integrada do Recife – FIR. Estudou o primário(séries iniciais)  na Unidade Escolar  Mariano Mendes em sua terra natal.

José de Deus Lacerda – formado em Ciências Contábeis e é funcionário público efetivo da SEFAZ – Secretaria de Fazenda no Piauí;

Neuton Alves de Araújo é Doutor em Educação/Educação em Matemática pela Universidade de São Paulo( USP) , professor adjunto com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal do Piauí – Teresina . Atualmente é coordenador do curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação(CCE/UFPI) , Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/ UFPI) – (Mestrado e Doutorado); Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Física do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI) ; Professor Colaborador Externo do Mestrado Profissional em Matemática da Universidade Estadual do Piauí (UESPI ) e coordenador da Pós-graduação (Lato Sensu)/Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho do Centro de Ensino a Distância( CEAD/UFPI) .E entre inúmeros outros ilustres nomes.

Por essa tradicional e conceituada instituição de ensino já estiveram a frente da direção inúmeros professores onde aqui citamos alguns nomes como:

  • Anicota Bulamarque
  • Hilda Brito
  • Gersila Figueredo
  • Esiquia Brito
  • Maria Angélica Machado
  • Maria Barbosa Araújo(Maroquinha Barbosa)
  • Florisa Siqueira Lacerda
  • Odir Esteves Torres
  • Maria do Carmo Rebelo do Rego
  • Maria do Socorro Rebelo Medeiros de Melo
  • Maria Teresinha de Jesus Torres Xavier
  • Maria de Lourdes Silva
  • Maria do Livramento Gomes
  • Chagas Lago
  • Cleonildo Silva Carvalho
  • Neuton Alves de Araújo
  • Marcela Maria Araújo Magalhães Torres
  • Teresinha Lima
  • Francisco  Pereira Lima
  • Dóris Célia Lopes Alcântara
  • Conceição Lago
  • José Antônio Oliveira Sousa e atualmente o professor matemático Edvaldo Marques

 

DESTACAMOS NOMES DE ALGUNS  PROFESSORES(AS) QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DA UNIDADE ESCOLAR MARIANO

  • Maria do Carmo Rebelo (aluna, professora, diretora e supervisora);
  • Dorotéa Bomfim Neta;
  • Laurentina Maria da Paz(Comunicação e Expressão);
  • Maria de Nazaré  Pessoa Barbosa Lacerda(professora e supervisora);
  • Teresinha  de Jesus  Rocha Morais(Primário);
  • Ivone Maria Torres Silva(Professora Ivone Torres);
  • Maria  Terezinha de Jesus Torres Xavier( Polivalência);
  • Ana Rabelo  Lago Santos(professora Anita);
  • Raimunda Nair  Torres Bastos;
  • Maria do Amparo Rodrigues Santos(professora);
  • Floripes Borges Alves(educação Física);
  • Edith Castro Lima Bastos(professora auxilar);
  • Domingas Pereira Lima(Polivalência);
  • Maria da Conceição Reis (Estudos Sociais e Geografia);
  • Maria da Conceição Meneses(Consola)-  Ciências – Estudos Sociais e História);
  • Gelvina Maria Cardoso;
  • Maria do Livramento Gomes da Silva(iniciou a profissão nesta escola) – Comunicação e Expressão;
  • Maria da Conceição  Santos Rebelo Costa(Comunicação e Expressão);
  • Judite Gonçalves  de Brito  Moura(Polivalência);
  • Teresinha Parente de Pinho(Matemática);
  • Maria do Desterro Carlos Siqueira( Religião);
  • Maria Dileusa Brito Amorim(Trabalhava Polivalência);
  • Maria Sousa  Freire Pontes(Inglês);
  • Maria Lucinete  de Oliveira  Sousa(Ciências);
  • Maria do Desterro Carlos Siqueira(Religião);
  • Osita de Souza Silva(Estudos Sociais);
  • Teresinha Carlos da Silva(uma das  disciplina que ela trabalhou foi E.Artística);
  • Maria José Silva(Trabalhava com Polivalência);
  • Ortízia Maria de Carvalho Pereira(Religião);
  • Maria dos Remédios Santos Torres(Alfabetização/polivalência);
  • Maria Eloíza Barbosa Linhares;
  • Maria das Graças Alves;
  • Maria Júlia Rodrigues  de Sousa(Estudos Sociais);
  • Márcia do Rêgo  Oliveira  da Costa(Comunicação e Expressão);
  • Antônia Gomes(Polivalência);
  • Maria Beatriz  Ramos Gomes(Estudos Sociais);
  • Maria Elza dos  Reis(Polivalência/ matemática/ Informação Ocupacional;
  • João da Silva Neto(Inglês);
  • Maria Rodrigues  de Castro Carvalho (Polivalência);
  • Crispiana Mendes Vieira(Ciências);
  • Maria  José Ribeiro Pereira;
  • Eliane Pinheiro dos Santos(Comunicação e Expressão);
  • Ione Silva Soares Oliveira(História);
  • Maria de Lourdes Silva(Educação Fisica e Inglês);
  • Maria da Conceição Meneses(Ciências);
  • Maria de Nazaré Rodrigues;
  • Deusilene Rodrigues(Polivalência);
  • Lourenço Almeida Pereira da Silva(matemática);
  • Josélia Guimarães de Oliveira;
  • Neuton Alves de Araújo(aluno,professor e diretor);
  • Cleonildo Silva Carvalho(aluno,professor e diretor);
  • José Ricardo Barbosa da Silva;
  • Bernarda Lima;
  • Miriam Rodrigues de Mesquita Sousa(Estudos Sociais);
  • Miguel Rui Rabelo;
  • Maria Gomes da Silva Costa;
  • Professora Nery Barros;
  • Maria José dos Santos  Lira;
  • Maria da Apresentação;
  • Francisca Lúcia Rebelo Sampaio( Português);
  • Rosa  Maria Vieira Passos;
  • Paulo do Nascimento Tavares(Inglês);
  • Maria Campos de Medeiros Cardoso;
  • Antônia Cruz de Melo;
  • Luisa Torres Pinheiro de Araújo;
  • Maria da Luz Matos;
  • Maria dos Milagres Rodrigues Sousa;
  • Maria do Socorro Pereira de Oliveira;
  • Vitória Ferreira Matos;
  • Maria das Dores Rodrigues Rabelo(Polivalência);
  • Gracimar Alves Ribeiro;
  • Ermelinda da Costa Gomes(Polivalência);
  • Maria Rosinete de Oliveira Sousa(Português/Artes;
  • Aurenívia Maria Parente de Pinho(PORTUGUÊS);
  • Profa. Orlene Alcântara de Sousa;
  • Maria do Rego Oliveira;
  • Maria Denise Silva Aguiar;
  • Ana Lúcia de Oliveira Carvalho;
  • Antônio Lopes dos Santos;
  • Miriam Oliveira Lobão;
  • José de Abreu Lopes(Inglês );
  • Antenor de Sousa L. Brito(Inglês);
  • Ariosto (Geografia);
  • Avelar Amorim(Artes).
  • Aurenívia Parente de Pinho- Graduada em Letras/Português(UESPI). Foi aluna, professora e coordenadora pedagógica;
  • Francisco das Chagas Lago Santos(Foi aluno, professor e diretor);

ZELADORES / ZELADORAS/ VIGIAS

  • Luís Gonzaga da Silva(vigia);
  • Maria Alves dos Santos(zeladora);
  • Francisco de Paulo Barbosa Beato(zelador);
  • Demerval Furtado  de Moura(Sr. Dedé) – vigia;
  • Euzenir da Silva Coutinho( zeladora);
  • Antônia  Abreu  de Oliveira (Merendeira);
  • Maria José  Régis(merendeira);
  • Maria de Nazaré Carvalho(zeladora);
  • Francisca das Chagas Oliveira(zeladora);
  • Antônio Pereira da Silva(zelador);
  • Maria do Socorro Alves Pontes(zeladora) e vários outros nomes.

 

Registro com o prefeito Veim da Fetraf, deputado estadual Firmino Filho, presidente da Câmara de Vereadores, Júlio da Tuta, Secretário Municipal de Educação,professor José Pereira e o diretor da U.E.Mariano Mendes Edivaldo Marques.

 

 

 

Secretário Municipal de Educação,professor e psicólogo José Pereira com a professora licenciada em Ciências Biológicas(UESPI), Orlene Alcântara.

 

 

 

 

Em discurso – Prefeito Municipal Veim da Fetraf

 

Em discurso – Professora aposentada Nazaré Lacerda(Ciências)

Em discurso – Diretor da U.E. Mariano Mendes

 

Em destaque – Professora Jucilene Nascimento dramatizando a crônica Seu Mariano de autoria do Artista Plástico miguelalvense Avelar Amorim,  que retrata  fielmente a história da U.E,Mariano Mendes fundada em 25 de abril de 1935.

 

Click com o secretário de educação, professor José Pereira e as professoras Ana Rosa e Iracema Viana(coordenadora pedagógica) da U.E. Mariano Mendes.

 

Professoras: Livramento Gomes, Josélia Guimarães e Francisca Lúcia

 

 

 

 

N comando do cerimonial público de inauguração da reforma da U.E.Mariano Mendes  o Colunista Social e Professor Nilo Araújo

Em destaque –  Professora  Maria Nazaré Pessoa Barbosa Lacerda que foi professora e supervisora  da Unidade  Escolar Mariano, ministrando aulas de Ciências . Na foto, com o cerimonialista Nilo Araújo clicados em um dos expositores da exposição: UM PASSEIO PELO PASSADO DO MARIANO MENDES.

 

 

Registro com a professora Fátima Marques

 

Registro com a professora Nazaré Lacerda e a filha, advogada Cynthia Lacerda

 

EM DESTAQUE – Presidente da Câmara de Miguel Alves, vereador Júlio da Tuta

 

Registro com as professoras:Gonçala Matos , Fátima Marques e Norma Cavalcante

 

 

]

 

 

Publicada por Colunista Social Nilo Araújo

Contato:(86) 99925-8916

Fotos:SECOM

Instagram:2portalmiguelalves.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here