Saiba tudo sobre a Semana Santa e muitas das suas tradições que ainda hoje são preservadas principalmente em algumas comunidade de Miguel Alves.

0
14

O Colunista Social Nilo Araújo preparou uma matéria especial através de conversas informais, entrevistas, visitas a muitas famílias tradicionais da sede e zona rural do município de Miguel Alves com pessoas idosas, senhores e senhoras para este período do ano que se inicia que é o período pascal, ou seja, a Semana Santa, que antecede a semana que muitos fiéis costumam chamar de Semana Caçadeira, e dar-se início com o Domingo de Ramos celebrado em todo o mundo com Missa e Procissão.
Aqui você ficará sabendo tudo, desde o que é a Semana Santa, bem como muitas das suas culturas que ainda existem não só no município de Miguel Alves, Piauí, como também em outras regiões do nosso país, principalmente no nordeste, como: Culinária, diversos costumes ritos pascal com o Judas realizado na sexta-feira santa para o sábado de aleluia, também é comum na noite de sexta-feira santa muitas pessoas sem serem de má índole, praticam como uma brincadeira, ás vezes até mesmo da própria família o roubo de galinhas nos poleiros para prepararem os tira-gostos no romper da aleluia, entre outros costumes.

Aqui citamos o hábito de não abater animais e nem comer carnes vermelhas as sextas-feiras durante toda a quaresma e também não poder comer carnes na sexta-feira santa, e sim, é permitido comer peixes. Mesmo nos dias de hoje, em que muitos cristãos deixaram de vivenciar a Semana Santa como deveriam, e era vivenciada, respeitando a quaresma como era respeitada suas tradições, sendo mantida por gente simples, humildes, famílias do interior.

 

O que é o Domingo de Ramos?

Domingo-de-Ramos-na-Paixão-do-Senhor

\O Domingo de Ramos para os fiéis católicos representa a entrada de Jesus em Jerusalém, Quinta-Feira Santa, a Última Ceia e o Lava Pés, Sexta-feira Santa, morte e paixão de Jesus na cruz. Sábado Santo, que durante o dia seria um dia de silêncio, de recolhimento, não é mais chamado de sábado de aleluia. Na noite de sábado, é celebrada a Vigília Pascal, que marca o início da Páscoa. A Páscoa é a principal celebração do ano para a Igreja Católica.

 

O que é a Semana Santa?

Índice

Semana Santa é o tempo em que se encerra o período da quaresma. Ela começa com o Domingo de Ramos, onde vamos reviver os 7 dias de tudo o que Jesus viveu: paixão, morte e ressurreição. Essa Semana nos prepara para a Páscoa. A Páscoa significa “passagem da morte para a vida”. Isso quer dizer que Jesus ressuscitou para nos dar a vida. A Semana Santa é muito importante para nós que acreditamos em Jesus. O mais importante da Páscoa não é ganhar ovos de chocolate, mas saber que Jesus morreu na Cruz para nos salvar.
O verdadeiro símbolo católico da Semana Santa é na verdade uma vela, cujo tamanho é bem maior que as comuns. \”Chama-se Círio Pascal e simboliza Jesus ressuscitado. Este é o verdadeiro símbolo da Páscoa. Esta vela grande traz as letras gregas do Alfa e do Ômega, e do A e Z, que significam que Cristo é o começo e o fim de tudo. Traz ainda o número do ano vigente que lembra o fato de que a Páscoa é sempre uma celebração atual e não distante\”.
\”O Domingo de Ramos representa a entrada de Jesus em Jerusalém, Quinta-Feira Santa, a Última Ceia e o Lava Pés, Sexta-feira Santa, morte e paixão de Jesus na cruz. Sábado Santo, que durante o dia seria um dia de silêncio, de recolhimento, não é mais chamado de sábado de aleluia. Na noite de sábado, é celebrada a Vigília Pascal, que marca o início da Páscoa. A Páscoa é a principal celebração do ano para a Igreja Católica\”, disse Dom Sérgio.
Ele acredita que muitos cristãos deixaram de vivenciar a Semana Santa como deveriam. \”Sem dúvida que grande parte dos católicos não vive como deveria tudo isto. Mas existe sim a vivência respeitosa da quaresma por parte de muita gente, gente mais simples, do interior. A mesma gente que vem para a cidade trazendo suas tradições do interior costuma observar mais a quaresma.

Sexta-Feira Santa: Conheça um pouco da tradição cristã.

A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

 

O que é a Semana Caçadeira?

È o período que antecede a Semana Santa em que muitas famílias, lavradores na zona rural Colhem e também vendem legumes das roças como: Feijão, milho verde, arroz, quiabo, maxixe, abóbora, melancia, melão e também acontece a quebra de coco para o preparo do óleo para fazerem bolos, tortas, os chamados preparativos conhecidos por jejum da Semana Santa.
A Semana Caçadeira, a semana que é antecipada a chegada da Semana Santa, no município de Miguel Alves é o período em que muitas pessoas vêm para sede do município, no centro da cidade, principalmente da zona rural para fazerem compras de produtos relacionados ao período, como por exemplo, na feira livre, supermercados e comércios menores.

De onde vem a tradição de comer peixes na Semana Santa?

images333

O fato de comer peixe durante Semana Santa é uma tradição católica que ganhou adeptos de todas as religiões. Neste período de ano, a venda do produto aumenta gradativamente, principalmente nos tradicionais pontos de venda de peixe no centro da cidade como é o caso do mercado público municipal de Miguel Alves, além das pessoas que vendem peixe na porta das residências.
Durante o período quaresmal, época que antecede a Semana Santa, muitos feirantes costumam abastecer seus estoques para atenderem os consumidores que trocam a carne vermelha pelo peixe. Os peixes mais procurados pela clientela são, tambaqui, a Matrinchã, mandi, piau e a sardinha.Entre outros produtos, temos também a venda de ovos de chocolate, e também ovos de galinha caipira para as tortas e bolos.

O que mais se consome na Semana Santa ainda hoje entre muitas famílias do interior?

Durante o período pascal é grande o consumo de legumes e verduras típicas sendo encontrada a maioria com fartura na zona rural, como: quiabo, feijão com folha de quiabo chamado de (Caruru), maxixe, espigas de milho(assada e cozida), abóbora, bem como os doces caseiros, tortas e bolos típicos como: puba(salgado e doce) e milho, sem esquecer as deliciosas tortas onde são usados ingredientes como:bacalhau, peixe(tradicional), sardinhas, ovos, macarrão,verduras(coentro, cebola verde, óleo ou o tradicional azeite de coco)…

A tradição de comer bolos na Semana Santa!

images444

Aqui o portalmiguelalves .com ensina você a fazer um dos bolos mais tradicionais da Semana Santa que é o bolo de puba. Veja a deliciosa receita do típico bolo de puba que é muito consumido no período pascal, e que ainda em algumas regiões é bastante conhecido, principalmente em Miguel Alves onde se cultiva o plantio da mandioca e acontecem as farinhadas.

Bolo de Puba

Ingredientes:
1kg de puba
12 ovos caipiras
1 lata de manteiga(250g)
1 xícara de açucar
2 pacotes de leite em pó
cravinho a vontade
1 lata de creme de leite
1 pacote de coco ralado
3 colheres de chá de fermento.

Índice6644

Fonte: Francisca Alves de Araújo
Publicado Por: Nilo Araújo

 

O portalmiguelalves.com ensina como fazer a tradicional Torta da Vovó da Páscoa. Faça a sua nesta semana santa!

O portalmiguelalves.com através de entrevistas ensina aos nossos internautas receitas tradicionais da Semana Santa, comidas típicas deste período. Aprenda a fazer aquela tradicional torta com macarrão e sardinha para quem não pode abusar do bacalhau. Coisa rara para muitos nesta época!

Ingredientes: 6 Ovos, queijo ralado, 1 extrato de tomate(pequeno), cheiro verde a vontade(cebola em palha e cabeça, coentro, tomate e pimentão) 1 colher com manteiga, 2 a 3 colheres de óleo, 2 latas de sardinhas, 1 pacote de macarrão, alho e pimenta do reino(pisados), 1 pitada de colorau(corante), 1 colherinha de sal.
Modo de fazer:
Modo de fazer:

Pega o macarrão, escalda, depois de escaldado junta-se ao macarrão todos os ingredientes, sem esquecer de bater bem os ovos e levar ao fogão em uma frigideira untada com óleo em fogo baixo até ficar bem corada.

Fonte: Francisca Alves de Araújo
Publicado por: Nilo Araújo

 

Malhação de Judas,uma tradição ainda existente em Miguel Alves

Em Miguel Alves, principalmente em algumas localidades da zona rural, ainda se percebe que é grande a tradicional brincadeira de enforcamento, queimação ou malhação dos Judas. Em alguns povoados, suas estradas amanhecem enfeitadas com os bonecos de Judas, feitos geralmente com um paletó velho, camisa, calça, meias, sapatos e até gravatas. Os bonecos, que geralmente ganham o nome de algum político indesejável ou um vizinho fofoqueiro, são queimados à tardinha. Só que na maioria deles tem a famosa leitura do bem humorado testamento, que ás vezes, causa confusão quando fere alguém da comunidade. Isso também ainda faz parte da tradição.
A tradicional Malhação de Judas, que acontece sempre no sábado de aleluia, resiste ao tempo e ainda mobiliza moradores de Miguel Alves, principalmente crianças e adolescentes. A idéia do evento resgata a cultura religiosa na brincadeira animada pelas ruas e avenidas da periferia e centro de muitas cidades do interior. Os bonecos são levados em carros e carroças, por conta do episódio do Novo Testamento, seguindo a fé católica em ritual de tradição popular.

Meninos da zona rural malhando o Judas no Sábado de Aleluia no município de Miguel Alves-PI.

images
A tradição sobrevive não só na cidade, mas em vários lugares do País. A brincadeira chegou ao Brasil junto com a colonização portuguesa e até hoje é mantido o ritual entre a população.

 

Malhação de Judas: de onde vem essa brincadeira?

Além de presentear com ovos de chocolate, a Páscoa tem outro costume: muitas pessoas malham o Judas. O que é isso?

Nos grandes centros urbanos a brincadeira é cada vez mais rara. Mas ainda existe no interior do Brasil e em vários países. É a tradição de fazer um boneco de pano do tamanho de um homem, enchê-lo de serragem ou papel, dependurar em um poste de iluminação pública ou em galhos de árvores, e malhá-lo no sábado de aleluia. Os participantes leem um testamento que narra os bens de baixo valor do boneco. Depois o malham. Uns colocam fogo, outros batem-no com paus e jogam pedras.

O boneco de pano representa uma figura mal vista. É o simbolismo da morte de Judas Iscariotes, que se vendeu por 30 moedas de prata, traindo Jesus ao entregá-lo aos soldados romanos (Marcos 14). O texto bíblico diz que Judas se enforcou com uma corda depois da traição.

A malhação veio para a América Latina trazida pelos espanhóis e portugueses. Mas remete-se a tempos ainda mais antigos.

Agricultores queimavam bonecos durante a colheita para espantar as divindades do mal. Depois, a prática – que significa purificação, foi introduzida ao calendário romano e ao cristianismo.

É o momento de expor e espantar os demônios e ficar limpo para o domingo da ressurreição. Por isso é que acontece no meio da Páscoa, no sábado de aleluia. Um dia depois da sexta-feira santa (crucificação de Cristo) e um dia antes do domingo (ressurreição de Jesus Cristo).

images

Boneco de Judas Iscariotes

Onde muitos piauienses que moram em Teresina e outras cidades do Piauí costumam passar a Semana Santa?

A Semana Santa que começou com a celebração da missa e procissão de Ramos,Domingo de Ramos comemorado na data de hoje(24/03), e é claro que o roteiro da maioria dos teresinenses está traçado para o interior do estado, onde por exemplo, no município de Miguel Alves que fica situado a 110Km de capital, Teresina várias pessoas são esperadas nas mais diversas localidades. O feriado dar a oportunidade para os parentes visitarem seus familiares e amigos, além das visitas as atrações turísticas que chamam a atenção. A Barragem das Flores, Lembranças costumam atrair grandes números de pessoas nesta época do ano, assim como as festas realizadas no Sábado de Aleluia e Domingo da Páscoa.
Barragem das Flores na localidade Lustosa, município de Miguel Alves

Publicado pelo Colunista Social Nilo Araújo
Contatos:(86) 9925-8916
E-mail: niloaraujo23@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here