Tradição da malhação de Judas já foi bastante forte Miguel Alves

0
16

A tradição já foi mais forte no município de Miguel Alves,principalmente em muitas localidades da zona rural. No sábado de Aleluia, as  estradas  já amanheciam com seus bonecos de Judas pendurados, prontos para serem malhados ou queimados por toda a comunidade,em sua maioria, pelos jovens e crianças. Já não é mais assim em muitos lugares.

A tradição de malhar o Judas veio para a América Latina junto com espanhóis e portugueses, povos de forte tradição católica. As preparações começavam no início da Semana Santa, com a montagem do boneco feito com restos de roupa, almofadas ou até mesmo galhos de folhas, envolvendo toda a comunidade nesse trabalho. Tudo para que já na noite de Sexta-Feira da Paixão, considerado o dia da morte de Jesus Cristo, o boneco estivesse preparado para ser malhado no dia seguinte.

A ideia inicial era que o boneco representasse o próprio Judas Iscariotes, que segundo os escritos católicos teria traído Jesus Cristo, mas logo o boneco ganhou outras representações. Políticos, dirigentes e até pessoas incômodas do bairro viraram alvo da brincadeira. Sábado de Aleluia passou a ser também o dia de Malhar o Judas. Seja com pedaços de pau, fogo, ou pontapés, todo mundo entrava na brincadeira.

images

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here