Moradores de cidade do PI não utilizam a moeda nacional

0
9

Uma pequena cidade no interior do Piauí, São João do Arraial, foi destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira (16/05) por ter desenvolvido uma característica peculiar em sua economia: a utilização de uma moeda própria, o cocal.

Samu-e-Farmácia-Popular-podem-ficar-sem-verba-Rádio-Helix

O município, que tem cerca de 7 mil habitantes, utiliza o cocal para tudo – e só lá ele pode circular – servindo para fazer compras, receber o Bolsa Família,empréstimos e qualquer tipo de negócio.
“A moeda é segura porque é inclusive aprovada pelo Banco Central e para cada cocal circulando no nosso município, nós temos R$ 1 no banco dos cocais”, afirmou o controlador do município, João Alves da Cruz.
O motivo principal para a criação da moeda foi o fato de que, há oito anos, não existia nenhuma agência bancária na cidade. Isso fazia com que os moradores precisassem ir até outro município para utilizar os serviços bancários, dificultando bastante as transações econômicas.
Atualmente, o cocal representa 30% do dinheiro circulando na cidade e o real 70%.
Um fator indireto com a adoção da nova moeda foi a diminuição dos assaltos. Segundo a polícia local, não tem assaltos na cidade há mais de um ano. A polícia acredita que o novo dinheiro chama menos atenção dos bandidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here