Depois de mais de 5 décadas servindo à população de Miguel Alves empresa TRANSLOPES encerra suas atividades

0
1352

 

Translopes  uma empresa pioneira  no ramo de transportes que há mais de 50 anos vinha prestando  serviços nos estados do Piauí e Maranhão  aparentemente chegou ao seu fim.

 

 

Conheça aqui, no Portal Miguel Alves como tudo começou…

 

 

45347981_864245287119297_5254995222273720320_n

 

 

 

 

 

O Portal Miguel Alves  primeiro portal em notícias deste município e região, leva aos seus internautas  a história da ZUCA LOPES como assim,  foi chamada durante muitos anos, desde a sua fundação  no ano de 1965  e passando  a ser chamada de TRANSLOPES   quando esta empresa,   foi dividida em duas:  Translopes e Fretur. A  Translopes ficou operando em algumas linhas do Piauí,  enquanto, a  Fretur continuou com a operação em linhas no Piauí e de uma linha fora do estado, a São Luís / Coelho Neto via Codó(MA).

 

zuca-05

 

 

 

 

 

Durante mais de 5 décadas  os ônibus   desta empresa fizeram parte do cotidiano de  Miguel Alves à capital, Teresina ,  transportando os seus passageiros desde a sua  inauguração, estiveram  presentes em nossa cidade desde o início  da década de 60, sendo esta empresa a pioneira e única a circular durante muitos   anos na cidade de Miguel Alves em que serviram também  para substituir o ultrapassado transporte movido a tração animal (burros) e com o passar dos anos, com a evolução dos veículos  foram surgindo outros transportes como as Vans em que muitas circulavam de forma clandestina, levando passageiros de Miguel Alves a Teresina aumentando assim, a concorrência com a Zuca Lopes a pioneira da linha de passageiros neste percurso .

Era apenas o início de uma história,  tendo surgido a empresa ZUCA LOPES, no ano de 1965 e atualmente chamada de  TRANSLOPES em que com o passar dos anos, sua frota foi aumentando e os seus  ônibus  nunca mais pararam, entretanto, diante de muitas dificuldades, crises que a empresa vinha passando, diante de muitas reclamações,  e com o surgimento de novos transportes  e com o aumento da concorrência desleal  por parte das VANS e clandestinas, falta de fiscalização por parte do estado, entre outros motivos,  os ônibus da TRANSLOPES  deixaram de circular definitivamente, tendo permanecido  até os dias de hoje,   sendo considerado como um dos principais meios de transportes dos  miguelalvenses que não tinham seus transportes próprios  com destino a União e a  Teresina.E que gerava um custo muito alto para manter  a empresa em dia, pagando ao Estado os principais encargos(impostos) como: ICMS/INSS/FGTS/PIS/CONFINS,dentre outros .

 

 

76e999ffbdee3a91fa8dcc0a16cb6ba8

 

 

 

 

 

Teve como seu idealizador(fundador) o  saudoso empresário José Lopes da Silva, popularmente conhecido como Zuca Lopes que era motorista de táxi empregado e resolveu comprar  seu próprio veiculo, com suas economias, e ajuda de seu irmão João Cavu como avalista, iniciando suas atividades de Teresina a União no ano de 1929.

A extinta ZUCA LOPES iniciou as suas atividades  com apenas 4 pessoas: Haroldo, Wernes e dois  cobradores que antigamente eram chamados de  condutores,  tendo como os primeiros motoristas: Wernes, Haroldo, Antônio do Bode, Carlos Careca e Luís Raiban e que os mesmos  tinham direito ao salário, comissão e alimentação.

No início de sua fundação, a garagem(sede) da ZUCA LOPES onde ficavam os seus ônibus era na Rua Gabriel Ferreira com Campos Sales no centro da capital.

 

 

45347981_864245287119297_5254995222273720320_n

 

 

 

 

 

A empresa de transportes Zuca Lopes – a pioneira da linha de passageiros de Teresina a Miguel Alves, segundo informações, de um dos seus proprietários,  teve uma época em que a prefeitura de Miguel Alves ajudava a empresa para que não parasse o serviço porque era praticamente inviável a operação, tendo uma época, em que a prefeitura cortou a ajuda e ofereceu ao Sr. chamado Antônio Gomes, ficando assim, a Zuca Lopes fazendo somente o percurso de Teresina a União e Antônio Gomes de União a Miguel Alves.

 

Já no ano de 1954 o Sr. Aniceto Sousa começou a fazer a linha de Teresina a União, sendo que  a empresa Zuca Lopes e Antônio Gomes voltaram  a fazer de Teresina a Miguel Alves e que fez  com que o Sr.  Aniceto saísse, e algum tempo depois, acontecendo com o Sr. Antonio Gomes e a Zuca Lopes ficou  exclusivamente operando o trecho de Teresina a Miguel Alves . E com isso, posteriormente, foi aumentando a frota, e automaticamente  cresceu bastante o número  dos funcionários .  Atualmente a empresa TRANSLOPES circulavam em municípios do Piauí e Maranhão . No Piauí: União/ Lagoa Alegre/ Novo Nilo/ Miguel Alves. E no Maranhão: Timon / Coelho Neto/ Duque Bacelar / Buriti / Brejo/ Palestina / Santa Quitéria / São Bernardo / Tutoia / M. Almeida. E vinha sendo administrada pelos empresários: Haroldo e Fernando Lopes.

 

3659f706c4094dcf289df9f07fe7d4fc

 

 

 

 

 

 

A empresa TRANSLOPES   em virtude, de  crises com problemas financeiros e administrativos saiu de circulação e suas linhas foram vendidas   para outras empresas de transportes e passaram  a circular  com  destino:   Teresina / União / Miguel Alves as   empresas   Área  Leão e também a Viação Sete,   de Teresina passando por Miguel Alves a cidade de Porto do Piauí.

 

45233692_425748934624983_5924087780517871616_n

 

 

 

 

 

605636748

 

 

 

 

 

A Viação SETE  possui uma frota de ônibus novos e confortáveis para todos os seus passageiros  de toda a região norte do estado do Piauí.

 

Matéria publicada pelo Professor e Colunista Social do município de Miguel Alves, Nilo Araújo.

 

Contatos: 041(86)  99925 8916(whatzaap)

E-mail: niloaraujo23@hotmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here