Secretário de Saúde Chibança concede entrevista sobre Covid-19 no município de Miguel Alves. Confira!

0
631

 

Entrevista

Por Colunista Social Nilo Araujo

Publicado em 25 de abril de 2020

 

 

ENTREVISTA COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MIGUEL ALVES, FRANCISCO RAMOS DOS SANTOS SOBRE QUESTÕES RELATIVAS AO ENFRENTAMENTO DA COVID-19.
  O  Portal Miguel Alves primeiro portal em notícias deste município e região, através do Colunista Social Nilo Araújo  realiza   entrevista on line com  o atual Secretário de Saúde do município de Miguel Alves-PI, Francisco Ramos dos Santos popularmente conhecido por Chibança  onde abordou uma série de questões relativas a este  município,  sobre as ações e medidas que estão sendo tomadas para o enfrentamento do Coronavírus (Covid-19).
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
1-Portal Miguel Alves: Que ações a Secretaria de Saúde, através da Prefeitura Municipal de Miguel Alves, vem adotando no enfrentamento no combate do coronavírus?
Secretário Municipal de Saúde: Muitas medidas foram e estão sendo tomadas no combate ao coronavírus em Miguel Alves como: Elaboração do plano de contingência, criação de equipes para: Conscientizar e organizar às pessoas nas filas de bancos, lotéricas, comércios etc… Equipe de monitoramento Clínico, equipe de acompanhamento a pessoas que chegam de outros estados,. crianção de barreira sanitária, serviços de desinfecção das vias públicas, treinamentos  para profissionais de saúde no combate do enfrentamento do Covid 19, UBS estendida, Testes Rápidos para o município,campanhas educativas, campanha de vacinação contra gripe, serviços de triagem do hospital,reforma de espaço no HPV- Hospital Pedro Vasconcelos  para atendimento exclusivo de pacientes com evidências sintomáticas da Covid -19 entre outras.
2- Portal Miguel Alves: Como você avalia, no geral, a conscientização da população miguelalvense da necessidade do isolamento social, sendo os idosos principal grupo de risco?
Secretário Municipal de Saúde  Precisamos melhorar, é comum ver pessoas circulando livremente pelas ruas da nossa cidade, inclusive pessoas idosas ou com alguma comorbidade.  Muito preocupante.
3- Portal Miguel Alves: É sabido que o prefeito Oliveira Júnior emitiu decretos para manter o isolamento social, fechando os pontos comerciais. Como você avalia as implicações dessa medida ? Quando haverá possibilidade de flexibilização dessa medida?
Secretário Municipal de Saúde:  Sem dúvida é considerada uma medida impopular, difícil de se  tomar, porque mexe com a economia das pessoas,meio de vida, mas todos sabem que nada é feito por maldade, é uma medida necessária adotada no mundo inteiro como forma mais eficaz para evitar a expansão do novo coronavírus. No município essa medida visa a proteção da saúde de nossa população, evitando maiores concentrações  populares e maiores complicações de saúde. Acreditamos  que, a partir do dia 30,  já haverá uma flexibilização, mas claro que respaldadas em normas ,regras e alguns cuidados impostos no sentido de resguardar a saúde da população.
4- Portal Miguel Alves: Como você avalia o comportamento da população miguelalvense no combate à Covid-19?
Secretário Municipal de Saúde: Muitas pessoas colaboram,se preocupam, seguem as orientações,porém, ainda têm muitos que insistem em teimar com algo tão evidente e violento como esse vírus que se espalha muito rapidamente.
5- Portal Miguel Alves: Além do casal confirmado positivo para Covid-19 no município, existem outros casos suspeitos ou em investigação?
Secretário Municipal de Saúde: Além do casal confirmado temos outros casos suspeitos e outros sendo investigados. Até agora apenas  2 confirmados.
6- Portal Miguel Alves:O prefeito Oliveira Júnior emitiu alguns decretos municipais para lidar com a pandemia ou vem seguindo os decretos do Estado?
Secretário Municipal de Saúde: Sim,  existem decretos de ordem do município, embora todos eles obedeçam normativas do Ministério da Saúde, com sintonia ao decreto do Estado.
7- Portal Miguel Alves: Os dois casos confirmados positivos em Miguel Alves você consideraria como sendo uma transmissão local, comunitária ou através de contato com alguém de fora ?
Secretário Municipal de Saúde: Depois que a Covid 19 foi considerada uma doença de notificação comunitária não podemos mais afirmar com exatidão a origem do contágio.
Segue recomendações pra que todos permaneçam em casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here