ENTREVISTA: Alunos da Rede Municipal de Miguel Alves recebem aulas remotas na cidade e no interior

0
102

POR COLUNISTA SOCIAL  NILO ARAÚJO

Em 18 de junho de 2020

ENTREVISTA 

 

EDUCAÇÃO EM DESTAQUE 

 

  O Portal Miguel Alves primeiro portal em notícias deste município e região, através do Colunista Social Nilo Araújo realiza entrevista on line com a atual Secretária de Educação do município de Miguel Alves-PI, professora Corina Lopes da Silva Neta, onde fala sobre questões relativas ao Plano de Ação Pedagógica adotado neste município, com aulas remotas que já está em ação desde o inicio do mês de junho.
Em destaque fotográfico professora Corina Lopes da Silva Neta que responde pela pasta da educação  no município de Miguel Alves, entrevistada no Portal Miguel Alves, onde fala sobre  o  Plano de Ação Pedagógica adotado neste município, com aulas remotas que já está em ação desde o inicio do mês de junho.
Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação do município de Miguel Alves  enfrenta
o desafio de encontrar alternativas para dar sequência aos trabalhos de forma segura e atrativa para a classe estudantil. Assim aderiu a aplicação das atividades remotas aos estudantes, de acordo com um plano emergencial de ensino denominado, Plano de Ação Pedagógica.
 Confira abaixo, a entrevista na íntegra  com a Secretária de Educação,professora Corina Lopes da Silva Neta:
Portal Miguel Alves: O que representa o Plano de Ação Pedagógica adotado pelo município de Miguel Alves -PI?
Secretária Municipal de Educação: REPRESENTA O COMPROMISSO DA GESTÃO MUNICIPAL, COM A EDUCAÇÃO DO NOSSO MUNICÍPIO, QUE CONSISTE EM UM PLANEJAMENTO DE TRABALHO E ENSINO DINÂMICOS, COM OBJETIVO DE REDUZIR OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL, ASSEGURANDO AOS ALUNOS CARGA HORÁRIA ANUAL DE 800 HORAS DE ACORDO COM A LEI FEDERAL 9394/1996, ART. 24.
Portal Miguel Alves: Na prática, como funciona o sistema remoto de ensino adotado pela Secretaria Municipal de Educação deste município?
Secretária Municipal de Educação: APÓS O CNE ( CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO) E CEE (CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO) SISTEMATIZAREM E REGULAMENTAREM AS AULAS REMOTAS E SUGERIREM COMO ALTERNATIVAS VÁRIAS OPÇÕES DE COMO RETORNAREM ÁS AULAS, EMBORA DE FORMA DIFERENTE, A COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZOU VÁRIOS DEBATES, CHEGANDO A CONCLUSÃO,  QUE SERIA A DISTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS.
Portal Miguel Alves: Estas aulas remotas da Rede Municipal de Ensino em Miguel Alves, que iniciaram no início do mês de junho, poderão ou não ser consideradas como horas aulas dentro do calendário letivo de 2020?
Secretária Municipal de Educação: SERÃO CONTABILIZADAS DENTRO DAS 800 HORAS AULAS QUE É A CARGA HORARIA EXIGIDA AOS ALUNOS, INCLUSIVE JÁ FOI AUTORIZADA PELO MEC.
Portal Miguel Alves: Como os professores foram preparados para o novo método de ensino neste período de pandemia?
Secretária Municipal de Educação: O PRIMEIRO CONTATO AOS PROFESSORES FOI FEITO PELA GESTÃO ESCOLAR, NA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA DE AULAS REMOTAS, POSTERIORMENTE COM OS FORMADORES DOS COMPONENTES CURRICULARES ATRAVÉS DE ORIENTAÇÕES ESCRITAS, PLATAFORMAS DE WHATSAPP, APLICATIVOS ZOOM E MEETINGS, OS SUPERVISORES PEDAGÓGICOS ESTÃO ACOMPANHANDO O TRABALHO DIARIAMENTE, O CERTO É QUE ESTAMOS APRENDENDO JUNTOS!
Portal Miguel Alves: A Secretaria Municipal de Educação teme uma baixa adesão de alunos ao sistema remoto de ensino, por ser algo novo e longe da realidade de muitos deles? Como fazer o controle?
Secretária Municipal de Educação: FOI PENSADO EM TODAS AS SITUAÇÕES, POR ISSO ADERIMOS EM FAZER A DISTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES PELO FATO DE SER A ALTERNATIVA MAIS ACESSÍVEL A TODOS OS ALUNOS. AS ESCOLAS TEM PROTOCOLO DE ENTREGA, OS PAIS OU RESPONSÁVEIS ASSINAM AO RECEBER, A FREQUÊNCIA DO ALUNO É FEITA NA CORREÇÃO DA ATIVIDADE E NOS CASOS EM QUE O PAI OU RESPONSÁVEL NÃO FOI RECEBER, A ESCOLA LEVA ATÉ O ALUNO.
Portal Miguel Alves: As escolas através dos seus diretores e coordenadores já estão fazendo a distribuição dos materiais. O município garante a impressão de todos os cadernos avaliativos e cadernos de atividades que são elaborados pelos próprios professores?
Secretária Municipal de Educação: AS ATIVIDADES ESTÃO SENDO ENTREGUES PELOS DIRETORES, COORDENADORES, PROFESSORES E OUTROS PARCEIROS DAS ESCOLAS. NA SEMED FIZEMOS UMA MELHORIA NOS SERVIÇOS DE CÓPIAS, ADQUIRIMOS MAQUINAS POTENTES PARA AUXILIAR AS ESCOLAS QUE PRECISAREM.
Portal Miguel Alves: Que estratégias foram adotadas para a entrega dos materiais aos alunos de cada escola, evitando aglomerações diante do cenário que o mundo vem enfrentando devido a pandemia do novo coronavírus?
Secretária Municipal de Educação: ORIENTAMOS RODÍZIO DE FUNCIONÁRIOS, CRONOGRAMA DE MAIS DE UM DIA PARA ENTREGA, RECEBER AS ATIVIDADES DOS ALUNOS E DEIXAR POR UM PERÍODO SUFICIENTE QUE DÊ SEGURANÇA PARA O PROFESSOR MANUSEAR PARA CORREÇÃO, CADA ESCOLA FICOU ABERTA PARA FAZER SUA PROGRAMAÇÃO DE ACORDO COM A REALIDADE, RESPEITANDO SEMPRE O CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO QUE ESTAMOS VIVENDO.
Portal Miguel Alves: O município de Miguel Alves através da Secretaria de Educação já tem planos para a volta das aulas presenciais?
Secretária Municipal de Educação: APESAR DE ESTARMOS NESSA CONJUNTURA SEM PRECEDENTES PELA QUAL PASSAMOS, TEMOS PLANOS SIM, PORÉM AINDA NÃO DEFINIDO, MAS O CERTO É QUE VAMOS CUMPRIR COM AS 800 HORAS DOS NOSSOS ALUNOS.
Portal Miguel Alves: Essa forma remota de ensino adotada pela Secretaria Municipal de Ensino, com cadernos avaliativos e de atividades são somente para aqueles alunos de famílias sem acesso à internet que precisam pegar materiais impressos nas escolas ou vale para todos os alunos da sede e da zona rural?
Secretária Municipal de Educação: VALE PARA TODOS OS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, ZONA RURAL E URBANA, MAS TEMOS CASOS EM QUE  AS FAMÍLIAS ESTÃO PEDINDO  POR E-MAIL OU WHATSAAP . NOSSO PLANO É ABERTO  PARA AS ESCOLAS  FUNCIONAREM COM OU SEM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA , IMPORTANTE É ATENDER TODOS OS ALUNOS.
Aluna do Ensino Fundamental da U.E.Mariano Mendes recebendo sua avaliação e atividades  remotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here