INAUGURAÇÃO HISTÓRICA DA REFORMA DO HOSPITAL PEDRO VASCONCELOS, UMA REALIDADE NA GESTÃO  DE VEIM DA FETRAF.

0
61

SAÚDE EM DESTAQUE

Inauguração e ampliação  do Hospital Pedro Vasconcelos, um sonho realizado, que há anos os  usuários clamavam.

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 4 de junho de 2022

 

Registro com o prefeito Veim da Fetraf com seus assessores e todos os que fizeram parte de sua comitiva no descerramento da placa de  inauguração da reforma do Hospital Pedro Vasconcelos, uma realidade que para muitos parecia uma utopia, mas que na nova gestão pública municipal, de fato , tornou-se realidade.

 

 

Hospital Pedro Vasconcelos  passa por reforma e ampliação  e ganha Policlínica  .

 

O dia 24 de maio, data oficial em que se comemora o aniversário do município de Miguel Alves -PI, e em que se encerra toda a vasta  programação festiva,  por conta da data de fundação desse município, que este ano  completou 110 anos de emancipação política e administrativa, foi uma data de muita alegria, de realizações de sonhos, sonhos estes, que há muitos anos os moradores dessa cidade clamavam  e  gestões municipais  iniciavam e terminavam seus mandatos e não davam importância a um dos principais  anseios da população,   que era a reforma e ampliação do antigo Hospital  Pedro Vasconcelos, que outrora, pertenceu ao estado, mas era esquecido por muitos dos  seus governantes que antecederam o atual gestor público de Miguel Alves, o miguelalvense,  Técnico Agrícola e acadêmico do curso de Direito,Francisco Antônio Rebelo Paiva, popularmente conhecido  por Veim da Fetraf,   que em seu primeiro mandato, sendo esta uma de suas promessas de campanha, não mediu esforços,  cuidou logo, como uma das suas prioridades,buscar meios e através de solicitações conseguiu emenda parlamentar e recursos próprios e transformando em realidade o que para muitos e principalmente os seus opositores,  parecia algo impossível de ser concretizado.

A  reforma  do Hospital Pedro Vasconcelos  aconteceu e   foi inaugurada  em clima de muitas festas que contou com a presença  de várias  lideranças políticas local e também estadual, na manhã do  dia do aniversário dessa cidade, tendo sido fundada em 24 de maio do ano 1912.

Com a reforma e ampliação do Hospital  Pedro Vasconcelos,  na atual gestão do prefeito Veim da Fetraf e na direção -geral da Assistente Social e Pós-graduada em Saúde Pública em Saúde da Família,  Marcela Torres  atualmente este hospital, vem oferecendo atendimentos médicos com várias especialidades e uma variedade de exames.

Especialidades médicas:

  • Neurologista
  • Ortopedista
  • Cirurgião
  • Urologista
  • Dermatologista
  • 02 Clínicos -geral, entre outras especialidades.

Exames:

  • RX
  • Eletrocardiograma
  • Exames laboratoriais
  • Uma variedades de  diferentes tipos de ultrassom, entre outros  diversos exames.

Conta com vários profissionais  habilitados e qualificados,   prestadores de serviços  e efetivos, entre eles,  destacamos: 19 Técnicos em Enfermagem e 07 enfermeiros.

Viajemos um pouco  pela história do passado do Hospital Pedro Vasconcelos, nome dado em homenagem a um dos ilustres vultos miguelalvenses, membro da Família Vasconcelos, pai do primeiro Farmacêutico  com formação acadêmica e escritor consagrado,  nascido neste município, Pedrinho Vasconcelos Ribeiro,falecido recentemente.

O Hospital Pedro Vasconcelos foi  construído pelo ex-prefeito Jesus Rebelo do Rego e inaugurado  em 08 de agosto de 1978 em solene festa, que contou com a presença do saudoso governador Dirceu Arcoverde e sua ilustre comitiva e inúmeras lideranças políticas local,entre outras autoridades e demais convidados presentes.

Teve como primeiro diretor,  o médico José Henrique Craveiro Melo, trabalhando até o ano de 1981, sendo substituído pelo irmão, o médico José Aluísio Craveiro Melo . Já o terceiro diretor do Hospital Pedro Vasconcelos a tomar posse ,  foi o médico Fernando Lopes,chegando a ficar no comando da direção  por 4 anos ,  e sendo substituído pelo médico Ditimar Dias, sendo portanto, o quarto diretor -geral ,exercendo a função com muita responsabilidade e seriedade. No ano de 1992 assumiu a direção desse hospital, o médico Écio Sousa Ribeiro.

Vários outros profissionais da saúde e ilustres filhos desta cidade, também  estiveram à frente do comando da direção do Hospital Pedro Vasconcelos, onde aqui destacamos alguns: o ex-prefeito e médico Ivan Torres, médico Átila Torres,Médico Marlúcio Fontes, nutricionista Antônio,  contabilista Sidney, psicóloga  Luciana Madeira,  ex-prefeito desta cidade e  médico Valter Sá Lima,  psicóloga Gisely, Assistente Social e Pós-graduada em Saúde Pública e Saúde da Família,  Marcela Torres(2017), enfermeira e especialista em Urgência e Emergência  Leila Lira, enfermeiro e acadêmico em medicina,  Wanderson Ribeiro e atualmente a Assistente Social Marcela Maria Araújo Magalhães  Torres.

 

Conheça um pouco do perfil profissional da diretora-geral do Hospital Pedro Vasconcelos,  que passou  por ampla reforma, ampliação e novas estruturas , sendo inaugurado  no último dia 24 de maio, data que é comemorada a fundação dessa cidade.
    A  miguelalvense Marcela Maria Araújo Magalhães Torres(foto) é a atual diretora do Hospital Pedro Vasconcelos. É graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí(UFPI)  e em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Piauí(UESPI). Especialista em Saúde Pública e em  Saúde da Família.
Já chegou a prestar relevantes  serviços na terra natal,   como: Diretora da Unidade Escolar Mariano Mendes(Ensino Médio), Secretária Municipal  de Assistência Social, Diretora do Hospital Local  Pedro Vasconcelos (2017).
Atualmente é  servidora pública efetiva na Secretaria de Assistência Social do município de Duque Bacelar – Maranhão. Já  prestou  também  serviços no Centro de Apoio Psicossocial do município de União-PI.
É filha dos miguelalvenses:José do Egito Magalhães e Angélica Vaz de Araújo Magalhães. Casada com o vereador Odivan Fortes Torres(Miguel Alves). E desta união, o casal tem dois filhos: advogada Rafaela Torres e Tácito Neto, graduado em Estatística(UFPI).

Matéria publicada pelo Colunista Social Nilo Araújo

Contato:(86) 99925-8916

Fotos: SECOM

Instagram:@portalmiguelalves.pi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here