Município de Miguel Alves promoveu a Etapa Municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde do Piauí

0
47

SAÚDE  EM DESTAQUE

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 23 de março de 2023

 

Para discutir e aprimorar com a população o modelo de atenção à saúde, propondo diretrizes para os próximos anos, a Secretaria  Municipal de Saúde de Miguel Alves, junto ao Conselho Municipal de Saúde,   promoveram  ontem, quarta-feira, 22 de março, a 10ª Conferência Municipal de Saúde.  O   evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Chico Noca.

A etapa da Conferência Municipal de Saúde de Miguel Alves   foi momento de debate entre todos os segmentos da sociedade com o objetivo de avaliar a situação de saúde do município e estabelecer as proposições para subsidiar a elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde nas esferas estaduais e nacional com vigência de 2024 a 2027.

Durante a conferência municipal, os participantes discutiram  os eixos temáticos propostos este ano pela 10ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí , que são: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

Após as discussões, foi  formulado o Relatório Final da Etapa Municipal, com as diretrizes do Plano Plurianual, constando as metas físicas e financeiras para fins do detalhamento dos orçamentos anuais. O relatório será enviado à Comissão Organizadora da 10ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí  (10ª CES), prevista para acontecer no final do mês de maio.

A etapa nacional, que será a 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrerá em Brasília, de 2 a 5 de julho de 2023, onde o Relatório Nacional Consolidado, elaborado pela Comissão de Relatoria, com base nos Relatórios das Conferências Estaduais, será analisado e votado.

Participação da sociedade na Conferência Municipal

De acordo com a Lei nº 8.142/90, que trata da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), podem participar da conferência: usuários da rede pública, trabalhadores, gestores, prestadores, bem como todos os demais movimentos e instituições da sociedade.

 

 

Em destaque – Registro do momento da fala do Gestor Municipal Veim da Fetraf

 

 

 

 

Registro com o Vice-prefeito de Miguel Alves, Adail Júnior

Registro com o Presidente da Câmara de Vereadores, professor e psicólogo José Pereira

 

Fez parte da programação a  apresentação  do Projeto Música Eficiente.

 

 

 

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Miguel Alves teve como palestrante Prof.  Dr. Emídio Marques de Matos Neto(UFPI), que abordou com clareza, segurança e muita competência o tema: “A saúde antes e depois do SUS”.

 

Palestrante – Dr. Emídio Marques de Matos Neto –  Graduado em Educação Física pela Universidade  Estadual do Piauí(UESPI), mestrado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas e doutorado em Ciências(Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo . Atualmente é professor adjunto  da Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos  em Saúde Pública (NESPI-UFPI). Orientador do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família(RENASF). Orientador da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Piauí(LAGG).

Tem experiência  na área de Ciência da Tecnologia de Alimentos, com ênfase  em Bioquímica da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes  temas: suplementação, idoso, sarcopenia, treinamento resistido  e avaliação física.

 

 

 

Em destaque – Secretária Municipal de Saúde de Miguel Alves, enfermeira Leopoldina Cipriano

 

 

 

 

 

Município de Miguel Alves promove Conferência Municipal de Saúde que são espaços democráticos de construção das políticas Públicas de saúde.

A Conferência significa o compromisso do Gestor público com as mudanças no sistema de saúde, e tem por objetivo avaliar e propor diretrizes  da política pública para o setor saúde que fundamentarão a elaboração do plano Municipal de saúde.

Registro da divisão dos grupos  de trabalhos teve os seguintes eixos:

Eixo 1: O Brasil que temos. O Brasil que queremos.

Eixo 2: O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais.

Eixo 3: Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia.

Eixo 4: Amanhã será outro dia para todos, Todas e Todes.

 

Publicada por Colunista Social Nilo Araújo

Contato:(86) 99925-8916

Instagram:@portalmiguelalves.pi_

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here