Escola estadual Pio XII no município de Miguel Alves(PI), promove Semana da Consciência Negra

0
73

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 23 de novembro de 2023

 

A U.E. Pio XII, que pertence à Rede Estadual de Ensino  no município de Miguel Alves(PI),dirigida atualmente pelo professor José Cardoso, realizou    neste  4º bimestre, marcando o final do ano letivo, no último dia 23 de novembro,  mais um dos seus maravilhosos importantes  Projetos pedagógicos ,e aqui o Portal Miguel Alves, pioneiro em notícias desse município e região, destaca, registrando e parabenizando essa unidade de ensino por vim realizando um brilhante trabalho e colocando em prática diversos projetos , e um deles foi projeto relacionados ao Dia da Consciência Negra, de suma importância para transformar a escola em um espaço de diálogo sobre o racismo, o preconceito, os estereótipos e a discriminação.

Desta forma, a U.E.Pio XII que oferece  o Ensino Médio, busca  incentivar a tolerância, a empatia e o respeito mútuo, entre todos os que fazem esta instituição, e principalmente entre todos seus alunos,   pois um  trabalho realizado com responsabilidade e de forma sério  com  esta  temática pode estimular os estudantes a questionarem as desigualdades raciais — desenvolvendo mais senso crítico.

Pois, sabemos  que , a história e a cultura afro-brasileira ainda são muito negligenciadas nos currículos educacionais. Logo, o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro,  oferece uma oportunidade para resgatar a história dos negros, as suas lutas e o seu papel na formação da sociedade brasileira.

No entanto, é preciso lembrar que esses tópicos não devem ser trabalhados apenas no dia 20 de novembro, mas durante todo o ano letivo. Isso porque, por meio da Lei nº 10.639/03, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleceu o ensino da história e cultura afro-brasileira como obrigatório em todas as escolas brasileiras.

Além disso, é sugerido que a escola realize projetos multidisciplinares, ou seja, abordando diferentes áreas de conhecimento. Assim, ao perceber a sua cultura representada de maneira positiva, os estudantes podem se identificar com sua própria herança cultural e desenvolver mais autoestima.

Fizeram parte da programação desse projeto:

  • Apresentações culturais de origem africana;
  • Danças africanas;
  • Palestras;
  • Declamações de poesias;
  • Dublagens;
  • Apresentações com alunos representando personalidades negras de destaques no Brasil e mundo  e suas biografias.
  • Escolha da Mais Bela Negra da U.E.Pio XII 2023(Miss Beleza Negra)  e também do Mais Belo Negro(Mister Beleza Negra), entre outras apresentações .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parabéns pelo sucesso desse evento pedagógico e a todos os envolvidos!!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here