Pedreiros encontram uma urna funerária indígena secular durante execução de uma obra no município de Miguel Alves(PI)

0
66

 

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 9 de novembro de 2023

 

Um fato histórico no município de Miguel Alves, Piauí, localizado a 110 km da capital, Teresina, vem causando muita repercussão,  através dos canais de televisão  no estado, e redes sociais, e até mesmo nacional, devido a um importante achado  arqueológico,   o que pode ser uma Urna Funerária Indígena secular, na  localidade Porto do Designo, que pertence  a esse município, Miguel Alves.

 

A descoberta, ou seja, o achado desse artefato , ocorreu ao meio dia da última terça -feira, dia 6 de novembro, e  foi encontrado por pedreiros que realizavam a construção de uma casa que fica   a 100 metros da margem do rio Parnaíba, na beira rio ,como chamam os ribeirinhos.

 

 

 

O Pesquisador Frederico A. Rebelo Torres, natural do município de Miguel Alves,  esteve  por lá,  acompanhando  de perto todos os trabalhos de preservação/conservação   do artefato que será submetido a estudo pela Universidade Federal do Piauí.

 

Também já estiveram no local do achado, pesquisadores / arqueólogos da Universidade Federal do Piauí(UFPI), Professora Cláudia Cunha, Prof. Dr. em Arqueologia Ângelo Alves Correa, Prof. Dra. Joina Freitas Borges, antropólogo Francisco Silva, entre outros especialistas e historiadores local, como: José Pereira e Hosana Tavares.

 

O Escritor e Pesquisador da AHMOCAMPI –  Academia de História dos Municípios Oriundos de Campo Maior – PI, Frederico Rebelo é autor de vários contos que retratam  as mitologias e lendas de sua região. Seu último  foi Piraguaçú o Surubim Gigante do Rio Parnaíba.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here