Confira na íntegra mensagem do prefeito de Miguel Alves na abertura do Ano Legislativo 2024

0
62

 

MENSAGEM DO PREFEITO  VEIM DA FETRAF(MDB)  À CÂMARA MUNICIPAL DE MIGUEL ALVES-PI.

 

Por Colunista Social Nilo Araújo

Em 23 de fevereiro de 2024

 

 

Excelentíssimo Senhor Vereador José Pereira, presidente da Câmara Municipal de Miguel Alves, através de quem cumprimento toda a Mesa,

 

Excelentíssimas Senhoras e Senhores vereadores,

Excelentíssimo Senhor Adail Júnior, vice-prefeito de Miguel Alves, na pessoa de quem cumprimento as autoridades aqui, presentes.

Cumprimento especial a todos os secretários municipais, através dos quais felicito, também, os senhores e as senhoras aqui presentes.

Início agradecendo a Deus por me permitir mais uma vez, que aqui esteja, pessoalmente, na qualidade de Prefeito de Miguel Alves, participando da Sessão Especial que marca o início dos trabalhos Legislativos do nosso Município.

Ao vir a esta Casa o faço movido pela satisfação e pela alegria de trazer a nossa mensagem e, especialmente, para divulgar nossas metas de trabalho à frente do Executivo Municipal.

 

E o que esperar de nós e da nossa gestão?

 

Em primeiro lugar, com relação a nossa atenção a esta Casa, reafirmamos o compromisso de continuar defendendo a independência e a harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Vamos continuar, de forma republicana, respeitar as opiniões, inclusive as contrárias, para mantermos um diálogo, franco e democrático.

Durante os anos que se passaram da nossa gestão, avaliamos que muito já se fez, fizemos muito e, todas as áreas, especialmente na saúde, na educação, no social, na agricultura, na infraestrutura, no esporte, na cultura.  Essas áreas continuarão sendo prioridades na atual gestão.

Sabemos que não conseguimos e nem haveremos de conseguir resolver todos os problemas de responsabilidade da Prefeitura, devido a nossa limitação de recursos humanos e financeiros.

Entretanto, posso afirmar: não poupamos e nem pouparemos esforços para enfrentar, lutar e vencer os problemas que nos afligem. Os desafios a serem enfrentados nesse ano são muitos, porém, maior é a coragem e a confiança que temos para trabalhar, enfrentar e vencer esses desafios.

Trabalharemos propondo e defendendo projetos que resultem na melhoria da qualidade de vida das pessoas de Miguel Alves, pois, assim agindo o nosso município alcançará os seus objetivos.

Enfrentar as dificuldades econômicas devido às crises é um dos maiores desafios de qualquer gestor público.

Ressaltamos que a maioria da solução dos problemas locais passa pela escassez de recursos que tem diminuído nos últimos tempos em consequência da crise econômica que o mundo enfrenta.

O principal desafio de um Prefeito, continua sendo administrar bem com os poucos recursos de que     dispõe.

Atender às necessidades do povo com poucos recursos, gera a necessidade de se tomar primeiro as coisas primeiras, urgentes e necessárias.

Continuaremos agindo com respeito às leis e às pessoas, sem perseguição; haveremos de agir com responsabilidade, transparência, cortes de gastos, adiar o que pode aguardar e buscar o equilíbrio das finanças municipais e a manutenção da confiança e do crédito.

 

Confiança e crédito são parceiros   nossos desde o primeiro dia da nossa administração. Funcionários públicos com pagamento em dia, gerando credibilidade e aquecendo a economia local.

É preciso evitar gastos em coisas que não sejam prioritárias, de modo a não prejudicar o funcionamento dos setores fundamentais do município, como assistência básica à população, como saúde, Educação e Assistência Social, bem como evitar atitudes danosas que possam atingir diretamente nossa população.

Pois bem, quando se põe em prática essas diretrizes os objetivos e as ações fluem de maneira linear, pautados na LDO, no PPA, e na LOA, leis aprovadas e referenciadas por este Augusto Poder.

A mensagem que aqui trazemos, não é somente uma prestação de contas de modo sintética, mas um gesto de respeito e parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Muito já fizemos e vamos fazer muito mais para concluir as nossas metas administrativas.

Senhor Presidente, Senhoras e senhores vereadores.

Pouco mais de três anos se passaram desde que assumimos a honrosa missão de ser prefeito deste Município, com o compromisso de quebrar paradigmas e ser diferente, colocando em prática as mudanças prometidas e necessárias para a melhoria de nossa gente.

Era preciso ser ousado, voltando o nosso olhar para todos, especialmente os mais necessitados e que têm no poder público o seu porto seguro.

Era preciso mudar e refazer os rumos da história, pois a nossa própria eleição, por si mesma, foi o início dessa mudança.

Nestes quase quatro anos de mandato coloquei e, prática ouvir mais e falar menos, aprender com o homem do campo, de onde vim, as lições de confiança, parceria e resiliência, além dos conselhos que norteiam a nossa administração.

Somos incansáveis em fazer o bem, levando a cada rincão as ações do poder público a favor do cidadão.

Fortalecer as ações da administração municipal(Educação,Esportes, Obras, Cultura, Agricultura, Meio Ambiente, entre outras) são as principais bandeiras da nossa gestão .

A saúde, por exemplo, é uma dessas mudanças com um diferencial: a qualidade dos serviços ofertados aos nossos munícipes.

Ao assumirmos a Prefeitura a nota da Saúde aferida pelo PREVINE BRASIL que mede a qualidade da saúde na atenção básica era de 2,4. Hoje, esse índice subiu para 9,5, graças aos investimentos feitos nessa área e a nossa seriedade para com a coisa pública.

Reformar e ampliar as UBss  foi o primeiro passo para essas transformações.

A implantação da Policlínica Municipal. Com atendimento médico especializado é um sucesso e alto índice de credibilidade. São mais de seis especialidades presenciais e 14 via telemedicina.

O Centro de Fisioterapia, paralisado desde muito tempo, foi reformado e equipado, inclusive, com ambulância, se tornou referência regional nessa área médica, com a contratação de novos profissionais para um melhor atendimento.

As UBSs foram dotadas de condições necessárias, inclusive, a realização de exames laboratoriais e de imagem. Isso são conquistas fundamentais para uma saúde de qualidade.

O hospital local, hoje, é referencial não somente em Miguel Alves, mas em outros municípios. Lá, são atendidas, anualmente, cerca de 114.000 exames, muitos laudados por hospitais de renome nacional, como o Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Novos equipamentos foram adquiridos, inclusive, um espirômetro para diagnosticar possíveis problemas respiratórios. Miguel Alves é um dos 7 municípios, que possui esse equipamento no Piauí.

Fazendo –se um trocadilho, podemos dizer que o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO é um verdadeiro CÉU, dado a qualidade dos serviços ali ofertados.

 

EDUCAÇÃO

 

A educação municipal cresceu não apenas do ponto de vista numérico, mas, sobretudo no quesito qualidade.

Mais de 15 unidades escolares foram reformadas ou ampliadas, mais rotas de transporte escolar implementadas e a alimentação escolar dentro dos padrões nutricionais exigidos.

Qualificação profissional é um compromisso da nossa gestão para uma melhor oferta de ensino ao alunado.

Para isso, implantamos 6 cursos superiores: Licenciatura Plena em Letras Português, Pedagogia, História, Geografia, Educação Física e licenciatura Plena em Letra/Libras ofertados pelo PARFOR, através da Universidade Federal do Piauí, com a implantação de um Polo na cidade de Miguel Alves.

 

OBRAS

 

Outro segmento privilegiado nesta gestão foi a construção, recuperação e manutenção da malha viária do município. Mais de 300km de estradas vicinais foram entregues à população. É uma obra para todos, levando o progresso, transportando a economia de uma comunidade e gerando riquezas.

Somente nos últimos meses foram executadas as seguintes obras:

  • Estradas vicinais do Centro do Almir/Olho dáguinha; Olivença/ Pé da Ladeira, via Canção; Matões/Lajedo; Porto do Designo/Chibança Velha; Cajazeiras/São Lourenço; Capitão de Campos, Remanso / Forno Velho(PI112); Cristas/Boa Vista via Barro Vermelho; Tamarindo do Jaques/Marajá; Mocambo/Jenipapeiro do Osvaldo; Angelim/Riacho da Garça, via Baixinha e Xixá/Olivença.
  • Foram construídos bueiros nas localidades: Capinal, Gameleira, Cabeceiras e Porto do Designo, além de Cristas(sobre o riacho do Grajaú).

 

NA AGRICULTURA

 

 

Sabendo-se que as potencialidades dos recursos naturais existentes, as áreas agricultáveis e a proximidade com grandes centros urbanos, como a própria capital do estado e outros municípios vizinhos são fatores que contribuem para o desenvolvimento das atividades agropecuárias, gerando trabalho e renda aos agricultores familiares, fazendo com que os mesmos permaneçam no campo.

 

A distribuição de alevinos pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a SDR, é um programa que fortalece pequenos piscicultores do município, sem contar que a prefeitura adquire parte dessa produção para distribuí-la a pessoas carentes, através da Secretaria de Assistência Social.

 

Como meio de incrementar a agricultura a Secretaria oferece aração de horas de trator para pequenos produtores rurais do município.

 

Por outro lado, a municipalidade incentiva a realização de feiras regionais da agricultura familiar, principalmente nas áreas de assentamentos comunitários.

 

Essas ações  geram o fortalecimento do trabalhador, principalmente com a aquisição de máquinas  e veículos.

 

Para maior desenvolvimento a SAA firmou parceria com o SEBRAE/PI oferecendo assistência técnica a produtores rurais.

 

 

ESPORTES

 

 

Fortalecer a prática esportiva é um meio de socialização e inclusão onde os jovens buscam se sobressair e se superarem dos problemas cotidianos.

 

Atividades como ciclismo, vôlei, futsal, futebol de campo e maratonas são atividades que integram os seis competidores de maneira competitiva, porém, lúdicas.

 

CULTURA

 

Durante o nosso mandato temos tido uma preocupação com a cultura do nosso município. A realização de ações como concursos de poesias, concursos fotográficos, valorização de artistas locais, tem encontrado os espaços necessários para se desenvolverem.          Recentemente criamos a Secretaria de Cultura, não só para gerenciar os fundos e recursos culturais, mas, sobretudo para promover cursos, criar e executar projetos voltados para o desenvolvimento cultural.

 

A lei Paulo Gustavo foi um desses incrementos que beneficiaram dezenas de artistas locais.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

 

A Secretaria de Assistência Social é um ponto referencial no atendimento a pessoas carentes que procuram atendimento através da Prefeitura.

Por outro lado, a SAS tem desenvolvido ações de inclusão e de acolhimento, de maneira que cada um se sinta atendido e parte de um todo.

 

O projeto Assistência Social mais perto de você tem levado vários cursos para a zona rural e ofertando um dia de cidadania com cortes de cabelo, manicura, música eficiente e outras atividades de valorização da vida.

 

 

 

Senhor presidente, Senhoras e senhores vereadores,

Quase encerrando nossas palavras, não poderíamos deixar de falar do agora, do que ainda pretendemos realizar.

 

A construção de novas estradas e recuperação de tantas outras, são projetos que permeiam a nossa gestão.

 

A construção do Terminal Rodoviário de Miguel Alves. Que estando concluído, se tornará cartão postal da cidade, é uma das nossas metas para 2024, oferecendo conforto a motoristas e auxiliares na hora do desembarque e desembarque, para maior comodidade dos passageiros.

 

Outro compromisso desta administração é a conclusão da ARENA SÃO MIGUEL, dotada de gramado, alambrado, iluminação e segurança para a prática esportiva.

 

Queremos e vamos fazer muito mais, com a graça de Deus e o apoio de todos vocês.

 

Esta, senhores e senhoras é a nossa mensagem, desejando que cada um de nós possa receber as bênçãos de Deus.

 

Assim, confiante no elevado espírito público dos nobres membros do Poder Legislativo Municipal, desejo boa sorte e sucesso, não somente ao presidente José Pereira, mas a toda edibilidade para que possamos ter um ano cheio de paz, alegrias e muitas realizações .

 

 

Muito obrigado e Feliz Ano Legislativo!

 

Miguel Alves, 23 de fevereiro de 2024

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here