PM afasta policial acusado de agredir homem em Miguel Alves no Piauí

0
10

O comandante do Batalhão de Campo Maior, Major Cordeiro, decidiu afastar o policial que aparece em um vídeo agredindo um homem no município de Miguel Alves, a 110 quilômetros ao norte de Teresina. A informação é do coronel Sá Júnior, da assessoria de imprensa da Polícia Militar do Piauí. “O comandante disse que o afastaria até a conclusão do procedimento que vai apurar realmente as causas que o levaram a tomar aquelas atitudes”, afirma o coronel.

Um vídeo postado na internet no dia 16 de março mostra um policial militar tentando dominar e agredindo um homem no meio da rua. Durante um minuto e 47 segundos, o policial tenta imobilizar o homem que está com as costas deitadas no chão, enquanto uma mulher tenta impedi-lo e é contida por um segundo policial. A pessoa que está sob o PM se debate e tenta se desvencilhar.
Aos 37 segundos do vídeo, um dos policias levanta o homem e desfere um soco no rosto dele. Nesse momento outras pessoas tentam conter o PM enquanto o homem fica imóvel no meio da rua. A qualidade do vídeo é baixa, mas é possível ver ainda o policial desferindo chutes no corpo da pessoa caída.

O presidente da comissão de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, Francisco Campelo Filho, afirmou que ainda não tinha assistido o vídeo, mas que já tinha tomada ciência sobre o caso.
“Um colega advogado me ligou e relatou o ocorrido. Pedi que ele fizesse um relatório e protocolasse na OAB. A comissão vai designar um advogado para acompanhar o inquérito e as providências que a polícia irá tomar”, afirma Campelo

Apesar da grande repercussão na imprensa piauiense, o coronel Sá Júnior afirmou se tratar de um comportamento atípico na corporação. “Precisamos dizer que aquela é uma situação pontual que não reflete o comportamento da Polícia Militar”, relata.

Ainda de acordo com o oficial será feito um inquérito para apurar o ocorrido. “Caso seja comprovado o crime, o processo será encaminhado para a 9ª Vara Policial que irá julgar o caso. A punição varia de advertência até a exclusão do quadro da Polícia”, explica Sá Júnior.
A equipe de reportagem do G1 Piauí procurou pelo homem que aparece no vídeo sendo agredido, mas não o encontrou para comentar o caso.

Denúncias
Segundo dados da Corregedoria da PM, nos três primeiros meses de 2013 já foram feitas 29 denúncias contra policiais militares. As acusações são por abuso de poder (19), constrangimento ilegal (8) e lesão corporal (2).

Campelo Filho afirma que as vítimas de violência podem procurar os serviços da Comissão de Direitos Humanos da OAB. “Estamos criando um núcleo de atendimento às vítimas de violência que vai disponibilizar psicólogos e assistentes sociais para a vítima e sua família, além de advogados”, finaliza.

Fonte:Gterra.com.br
images (3)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here