Em homenagem ao Dia do Escritor o portal homenageia todos escritores miguelalvenses em nome do Escritor Frederico Rebelo

0
125

POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO

Em 25 de julho de 2020

 

25 de julho Dia do Escritor

 

 

CONFISSÃO
Oh, Miguelalves terra querida !
Terra em que nasci.
Quanto amor Eu te dedico
Neste coração.
A idade vai-me invadindo
E a cada dia que passa
O que vou sentindo
É orgulho e paixão
Como semente, aqui nasci
E aqui, ao pó voltarei
Mas saiba terra querida
Que nunca te esquecerei
Tenho ciúmes de ti
De forma conjugal
Tal como namorado
Semelhantemente um casal
Pois tu és tão bela
E tão apaixonante
Nunca vi outra igual
Por isso, que nossos poetas
Cantam-te e glorificam
Tua paisagem natural
És terra de belas mulheres
E de grandes homens
Terra de imortais…
Nenhum lugar piauiense
A ti compararei
O sol beija-te a fronte
O Parnaíba te beija e abraça
E Eu te desposarei…
Tuas matas são um buquê
Belas flores perfumadas
Amo-te intensamente
Jamais te abandonarei
Aqui, um dia nasci
Aqui, um dia morrerei
Mesmo um dia partindo
Ainda assim plantado
Aqui sempre estarei…
Frederico Rebelo – Julho de 2020

 

 

Em homenagem ao Dia do Escritor comemorado na data de hoje, 25 de julho  o Portal Miguel Alves  primeiro portal em notícias deste município e região,  homenageia todos os escritores miguelalvenses e piauienses  em nome do conceituado   Escritor Frederico Antonio Rebelo Torres. Natural do município de Miguel Alves-Piauí. Filho do contador Luiz Gonzaga Torres Pinheiro(in memoriam) e de Teresinha Oliveira Rebelo Pinheiro.

 

Nasceu a 17 de julho de 1972. Contador desde aos 13 anos de idade(Escritório Central), Técnico em Computação, Poeta e Escritor. Iniciou a sua carreira  jornalística(literária) em 1991 com a crônica  “E então a história se repete”, passando assim,  a ser reconhecido nos meios jornalísticos . Escreveu seu primeiro livro aos 12 anos de idade, intitulado: Fragmentos sem Metria com 48 poemas.

Cursou o Ensino Fundamental, antigo 1º Grau  em sua terra natal(Miguel Alves), tendo como um dos  seus amigos de turma  no 1º Grau(5ª a 8ª) séries,  o conterrâneo e  atual Prof. Dr.  em Educação(USP), Neuton Araújo, concluindo o 2º Grau, atual Ensino Médio  na capital, Teresina,  no antigo Cursão Colégio no ano de 1991. Época em que foi cognominado de “Águia Miguelalvense ”, pelo seu ativismo, inteligencia e dedicação aos estudos e pela extrema admiração do autor,  por Rui Barbosa , renomado vulto literário brasileiro.

O escritor miguelalvense Frederico Rebelo também passou a ganhar destaques com a publicação de seu livro, intitulado  Páginas abertas: um relato aos 22 anos”,  em que o autor procurou retratar o cotidiano, embora possa parecer, não é tarefa fácil, mas através de um trabalho consistente  dar forma a esse cotidiano. Mas do  que um relato das experiências   vividas, o livro  Páginas abertas desponta como uma verdadeira  lição de vida, marcada pela obstinação em vencer e pela determinação em conseguir dar sua parcela de contribuição à  sociedade, narrando os acontecimentos  à sua visão. Um relato que o autor faz aos 22 anos de idade, sobre sua infância, adolescência e a iniciação profissional. Em  várias passagens o autor Frederico Rebelo nos coloca em seu lugar, em situações constrangedoras, fazendo e armando na nossa mente o cenário de todos os acontecimentos, mostrando a vida como ela é.

 

O escritor e poeta miguelalvense Frederico Rebelo foi colaborador do jornal O DIA. Secretário-executivo da extinta Associação Industrial de Miguel Alves, Membro do Comitê  de Geração  Emprego e Renda, Diretor-executivo financeiro da extinta Sociedade Recreativa Miguelalvense(SOREMA), Radialista da extinta Rádio Tapuio-AM(Jornal da Tapuio) e Associativista.

Vice-presidente da antiga  Associação de Estudantes Universitários de Miguel Alves e Editor Chefe da Gazeta Estudantil.

Atualmente o Escritor e Poeta Frederico Rebelo é acadêmico  da ALVAL – Academia de Letras do Vale do Longá com sede em Barras-PI ,  chegando a   ser presidente  desta instituição literária, uma das mais antigas do estado do Piauí ,fundada no ano de 1978.

É casado  com a miguelalvense Maria da  Conceição Sousa  Furtado,  e desta união, o casal tem dois filhos: Luís Gonzaga Torres Pinheiro Neto e Maria Ísis  Saint Clair Furtado Rebelo Torres. O intelectual e  escritor Frederico  Rebelo   deu o nome a filha,  de  “Maria Ísis  Saint Clair Furtado Rebelo Torres”,   por  “Saint ”  ser o nome dos Rebelo de Portugal origem da família.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here