Ex-deputado estadual Juraci Leite morre em Teresina aos 88 anos, vítima da Covid-19

0
119

NOTA DE PESAR

PIAUI DE LUTO 

POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO

Em 13 de julho de 2020, 17:15

 Faleceu na tarde desta segunda-feira,13 de julho de 2020,  aos 88 anos,  no Hospital São Marcos, em Teresina, devido a complicações causadas pela Covid-19 o ex-Deputado Estadual, Gerardo Juraci Campelo Leite.  Segundo informações de familiares, ele se encontrava  internado já  há vários  dias.  Na Assembleia Legislativa do Piauí, Juraci Leite  chegou a exercer oito mandatos consecutivos como deputado estadual, onde  também chegou a ser Presidente.

O ex-deputado estadual Juraci Leite foi presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) até o ano de 2010, desistindo da reeleição no ano de 2014, próximo ao período das datas do pleito estadual, sendo homenageado na mesma época.

Foto: Ascom/Alepi

Era casado com  a professora aposentada Jandira Campelo Leite que  foi fundadora da clínica odontológica Infantil – Teresina,  com atuação brilhante na área da odontopediatria.  A professora aposentada Jandira Campelo Leite  faleceu  no último dia 07 de junho. Quanto a causa  da morte,  não foi divulgado pela família.

Natural do município de  Pedro II/ PI. Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, também foi médico do antigo Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do Estado (IPASE) e professor da Escola Técnica Federal do Piauí. Sua atuação também foi marcada no magistério onde foi Diretor do Colégio Eurípedes Aguiar e do Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) e professor da Universidade Federal do Piauí.

Segundo o deputado estadual Wilson Brandão, que também é  natural do município de Pedro II, o ex-parlamentar Juraci Leite chegou a ser entubado ontem, mas não resistiu e veio a falecer nesta segunda-feira. O deputado lamentou a morte do amigo.

“Deixa uma grande lacuna na política do Piauí. Foi um grande deputado. Priorizava a suas bases e tinha uma atenção especial pelos amigos”, afirmou.

Na política, o piauiense  Juraci Leite se elegeu deputado estadual em 1982 pelo extinto PDS. Foi reeleito no pleito seguinte já pelo antigo PFL. O ex-deputado se elegeu ainda em 1994, 1998, 2002 e 2006.

Filiado ao DEM foi novamente reeleito em 2010, deixando a sigla posteriormente e migrando para o PSD. Em 2014, o então parlamentar desistiu de disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, onde chegou a ocupar  o cargo máximo de presidente.

No município de Miguel Alves  durante muitos anos contou com o apoio político do  amigo e conterrâneo vereador Chico da Rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here