Confira entrevista com o Padre Jailton Pinheiro que fala das mudanças e medidas da Paróquia São Miguel devido  à pandemia do coronavírus

0
103

ENTREVISTA 

POR COLUNISTA SOCIAL NILO ARAÚJO

Em 10 de julho de 2020

 

 

Confira os destaques da entrevista exclusiva ao Portal Miguel Alves com o representante da Paróquia São Miguel Arcanjo, no município de Miguel Alves-Piauí, Padre Jailton  Pinheiro da Siva  que em meio às incertezas trazidas pela pandemia do novo coronavírus   fala das mudanças, normas, perspectivas e medidas tomadas durante as celebrações religiosas e que atualmente vêm sendo realizadas desde o dia 23 de março, de forma restrita, com transmissão ao vivo  e exclusivamente on line.  

 

 PORTAL MIGUEL ALVES: Devido à pandemia do novo coronavírus, as cerimônias religiosas presenciais estão suspensas desde o mês de março, sendo transmitidas de forma on line através das redes sociais. No município de Miguel Alves , já existe uma previsão para o retorno das celebrações das missas presenciais seguindo normas da vigilância sanitária ?
PADRE JAILTON PINHEIRO: Em Miguel Alves as celebrações ocorrem de forma restrita desde 23 de março, por força de um decreto municipal temos a possibilidade de celebrar com uma pequena equipe celebrativa e alguns representantes dos fiéis, para isso aumentamos o número de missas, bem como os horários para abranger um numero maior de fiéis , durante a semana e, principalmente nos domingos. Nesse período por duas vezes, atendendo o lookdow parcial, suspendemos de formal total.
PORTAL MIGUEL ALVES: Como vem sendo a aceitação para os fiéis católicos deste município, com relação às celebrações das missas de forma on line, ou seja, remotamente?
PADRE JAILTON PINHEIRO: No início ficamos receosos por não haver precedente de missas totalmente on line, mas como a Paróquia já tinha uma rede social bastante forte, as pessoas se integraram rapidamente, e houve até mesmo um aumento no número de visualizações em nossas páginas, trazendo também miguelavenses que estão longe, amigos nossos e pessoas de localidades onde as igrejas não dispõe de serviços na internet.
PORTAL MIGUEL ALVES: Sabemos que a reabertura das igrejas não só em nosso município, mas em todo o estado do Piauí, dependerá do cumprimento de um protocolo que será preparado e autorizado pelo Poder Executivo Municipal, Estadual ou será pela própria Arquidiocese do nosso estado ou dependerá exclusivamente da CNBB ?
PADRE JAILTON PINHEIRO: Sim, os decretos é que vão regular a abertura, mas há um entendimento entre as partes, já que cabe a Igreja decidir sobre as normas Litúrgicas, foi providenciado uma equipe na Arquidiocese para esse fim, pois a CNBB não conseguiria adaptar um protocolo para realidades tão diversas como é o caso do Brasil.
PORTAL MIGUEL ALVES: Havendo uma flexibilização por parte do Poder Executivo deste município, no retorno das atividades públicas, privadas, religiosas, ainda que de forma parcial , que medidas preventivas aos fiéis para minimizar as possibilidades de transmissão ativa da Covid-19 durante as celebrações religiosas serão tomadas por parte do representante da Paróquia de São Miguel Arcanjo?
PADRE JAILTON PINHEIRO: Essas medidas já foram em grande parte adotadas, nossa Igreja passa por constante sanitização, foi intensificado a limpeza de bancos, corrimãos, bebedouros, e maçanetas. A Igreja dispõe de totens de álcool em gel em todas suas portas e dependências. foram realizadas marcações de piso e disponibilidade de assentos num distanciamento seguro, mudanças na celebração sobre gestos e abraços, e principalmente no que diz respeito a coletas de ofertas e distribuição da Comunhão. Aquisição de EPI´s para os funcionários da Paróquia e novas rotinas de Trabalho.
 PORTAL MIGUEL ALVES: Um dos meses do ano mais esperado pelos católicos de Miguel Alves é o mês de setembro, por conta das tradicionais celebrações ao padroeiro São Miguel Arcanjo . O que o Reverendíssimo Padre tem a dizer aos nossos internautas se teremos ou não, estas celebrações religiosas e sociais este ano ?
PADRE JAILTON PINHEIRO: Setembro será um mês crucial para nós, vamos adaptar a Festa de São Miguel à realidade que estamos,se houver uma abertura maior para eventos, iremos realizar, se não, será on line. Uma coisa é certa não terá o brilho das edições anteriores, mas como temos acompanhado em outras paróquias que já realizaram seus Festejos no tempo de Pandemia, temos uma grande oportunidade para nos renovar e apresentar algo mais espiritual e intenso, que traga conforto e esperança a nossa cidade.
 PORTAL MIGUEL ALVES: Reuniões, formações, catequeses, grupos de família, encontros de grupos, movimentos e pastorais continuarão suspensos por tempo indeterminado ?
PADRE JAILTON PINHEIRO: Sim, estes tipos de encontros presenciais estão suspensos, bem como as atividades nas capelas dos bairros, sem previsão para este ano. Porém de maneira on line, estes grupos estão ativos e nos dão muita esperança pela perseverança.
PORTAL MIGUEL ALVES: Mesmo sendo adotadas todas as medidas necessárias no sentido de evitar o contágio do coronavírus, o Reverendíssimo Padre teme em que poderá existir certo relaxamento nas restrições por parte dos fiéis em não cumprir as normas ?
PADRE JAILTON PINHEIRO: Será criado na Igreja uma equipe de voluntários para garantir o cumprimento dos protocolos, se houver resistência, o fiel será convidado a se retirar do local. Tudo para o bem de Todos.
PORTAL MIGUEL ALVES: O que mudará durante a comunhão ? Como será feito o controle na fila para comungar ?
PADRE JAILTON PINHEIRO: A principal mudança será na forma de receber, será somente na forma do pão eucarístico (uma espécie) e não junto com o vinho, será sempre na mão e o fiel retirar a máscara pelo elástico, com a mão esquerda e receberá a comunhão com a mão direita com os dedos em forma de pinça, recolocando imediatamente a máscara no rosto. Outra mudança é que não haverá fila, o padre ou ministro irá até o fiel nos bancos.
PORTAL MIGUEL ALVES:  Como as igrejas  não vêm realizando  suas atividades presenciais, pois estão de portas fechadas e passam por muitas dificuldades,  diante da crise socioeconômica agravada pela pandemia provocada pelo coronavírus como vem se mantendo a Paróquia de São Miguel Arcanjo ?

 

PADRE JAILTON PINHEIRO:   Há dificuldades sim, mas a igreja de São Miguel Arcanjo com a Campanha dos Operários já há três anos criou um vínculo muito forte com a paróquia, pois os dízimos e ofertas estão mais generosos  e muitas pessoas estão contribuindo on line e por boleto.  Temos uma queda nos sacramentos e nos festejos .  Com a pandemia   não há batismos, casamentos  nem os eventos sociais , tipo o arraiá,entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here